PT

PT rejeita fim do PED e assegura permanência de Rui Falcão

A decisão foi tomada na plenária final do V Congresso Nacional do partido, em Salvador (BA)

O V Congresso do PT derrotou, no começo da tarde deste sábado (13), a emenda que previa a convocação de um Congresso Constituinte no segundo semestre deste ano, com a possibilidade de mudar a atual direção da sigla. A decisão foi tomada na plenária final do V Congresso Nacional do partido, em Salvador (BA), e representa uma vitória do atual presidente da sigla, Rui Falcão. Eleito pela primeira vez em 2011 e reconduzido em 2013, Falcão permanecerá no posto de presidente nacional do PT até 2017. Ao todo, 251 delegados votaram contra a emenda, e 193 votaram a favor. A plenária também derrotou outra emenda, que previa o fim do Processo de Eleição de Delegados (PED). No fim do encontro, o presidente do PT aproveitou para defender o tesoureiro da legenda, João Vaccari Neto, preso em Curitiba.
As duas emendas foram apresentadas por correntes internas do PT que fazem oposição ao grupo de Rui, conhecido como Construindo um Novo Brasil (CNB). Propostas similares constam também de um manifesto assinado por 33 dos 63 deputados federais petistas, entre eles Paulo Teixeira (SP), Maria do Rosário (RS) e Alessandro Molon (RJ). Apesar de ter vencido, Rui Falcão chegou a sofrer vaias no começo de sua fala, ao fim do encontro.
“Esse congresso mostrou mais uma vez a vitalidade do nosso partido. Todo o debate que aqui foi feito, com muita intensidade, muito polarizado, revela pra nós, da direção, que depois desse Congresso, o PT vai ter que mudar mais. O PT não vai poder ser o mesmo”, disse Falcão. “A decisão de manter o PED não é a decisão de manter o PED como está. Numa reunião do Diretório, vamos avaliar como dar mais organicidade ao PT, como fomentar mais debates”, afirmou ele, respondendo as críticas.
No fim do discurso, Rui Falcão aproveitou para falar mais uma vez em defesa do tesoureiro do partido, João Vaccari Neto , que está preso em Curitiba desde o dia 15 de abril, acusado de envolvimento com o esquema criminoso desmantelado pela operação Lava Jato. “Queria manifestar aqui minha solidariedade pública ao companheiro João Vaccari Neto. O Vaccari nunca se apropriou de um centavo em benefício próprio. Ele está sendo incriminado porque o alvo é atingir o nosso partido”, disse Falcão.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias