POLÊMICA

Pavão Filho negou a agressão e disse que a divulgação do boletim agora foi uma “questão política”

Na última semana, o vereador de São Luís Pavão Filho (PDT) meteu-se em uma polêmica incômoda. Acusado de agressão por um líder comunitário da Vila Riod, que teria ocorrido em abril, ele viu-se obrigado a ir para a tribuna da Câmara defender-se, atacando. Leonardo Costa registrou ocorrência no 18º Departamento de Polícia (Cidade Operária). Para […]

Na última semana, o vereador de São Luís Pavão Filho (PDT) meteu-se em uma polêmica incômoda. Acusado de agressão por um líder comunitário da Vila Riod, que teria ocorrido em abril, ele viu-se obrigado a ir para a tribuna da Câmara defender-se, atacando. Leonardo Costa registrou ocorrência no 18º Departamento de Polícia (Cidade Operária). Para Pavão, tudo não passa de um factóide político para prejudicar sua imagem. A polícia, por sua vez, calou-se sobre o caso. Não quis falar com a reportagem. Parece não se importar com a investigação dos fatos. Durante esta semana, a reportagem de O Imparcial tentou entender o ocorrido.
Leonardo Costa, um artesão de 37 anos, acusa o vereador Pavão Filho de empurrá-lo três vezes, tomar dele o tablet que segurava e também empurrar a mãe do integrante da associação de moradores, Maria Helena Alves da Silva, de 67 anos, que assistia à reunião. No dia seguinte, 29 de abril, o presidente do conselho fiscal da Vila Riod registrou um boletim de ocorrência no 18º DP, na Cidade Olímpica, acusando Pavão Filho de injúria, lesão corporal dolosa e dano. Também são acusados o presidente da Associação da Apaco, Ledilson Leitão Silva, e um homem identificado apenas como Estevão, funcionário da Fundação Maranhense de Assistência Comunitária (FUMAC) na Vila Janaína.
Registrada na delegacia da Cidade Olímpica no dia 29 de abril, a ocorrência foi encaminhada para a Superintendência de Polícia Civil da Capital. Da SPCC, foi encaminhada para a Delegacia Geral para deliberações. Por meio da assessoria, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que o inquérito policial corre sob sigilo. “Quando o vereador Pavão Filho veio para cima de mim urrando como um boi, me empurrou por três vezes com o seu dedo. Não teve a decência de sequer, se ele tivesse alguma coisa que resolver comigo, de pedir para qualquer pessoa segurar o meu filho”, contou Leonardo Costa. “Ele não me respeitou, veio todo o tempo me agredindo, me chamou de palhaço, falou que era um moleque, que ele não permitia que eu esbravejasse. Ele tomou o tablet da minha mão, queimou meu cartão de memória. Minha mãe foi pedir meu equipamento de volta e ele empurrou as mãos dela. Ele não teve escrúpulo nenhum”, continuou o morador da Vila Riod há 26 anos.
Depois do embate, Leonardo Costa disse que foi ameaçado e insultado pelo presidente da Associação da Apaco, conhecido como Pajé. Por último, o senhor identificado como Estevão também teria “insultado com palavras” o presidente do conselho fiscal da Vila Riod. Costa reclamou por não ter recebido apoio de pessoas como o presidente da Associação de Moradores da Vila Riod, João Cardoso. “Ele veio dizer para eu me calar, que eu agredi um vereador. Se isso que eu disse é agredir, esse vereador vem agredindo essa comunidade há 16 anos”, argumentou.
Na última sexta-feira (5), João Cardoso contou que, na discussão, Pavão Filho achava que Leonardo Costa estava gravando a reunião e, por isso, tentou tomar o tablet. “Não vi Pavão Filho agredindo a mãe de Leo e nem o filho. Eu não sei se é algum despeito deles, se ele já tinha alguma coisa contra Pavão, mas achei os dois despreparados. Em primeiro lugar, o vereador tinha que manter a calma. Como simples presidente de associação, estou sujeito a socos e pontapés, mas tenho que me preparar para isso e respeitar o direito dos outros”, disse
Cardoso, um dos líderes comunitários da região que assinou um manifesto de apoio a Pavão Filho depois que o boletim de ocorrência foi divulgado na internet. Também presente na reunião do centro de saúde, a vendedora Maria da Conceição dos Santos Silva afirmou que o vereador Pavão Filho não deixou Leonardo Costa terminar de falar e parecia que iria quebrar o tablet. “Fiquei com medo foi de derrubarem a criança, porque o vereador Pavão Filho avançou mesmo nele. Eu me meti no meio para não empurrar a mãe dele, porque senão ele ia derrubá-la. Não sei por que o vereador agiu dessa forma, aqui ninguém gosta dele nessa rua”, contou a vizinha de Leonardo Costa, que mora com a mãe, a mulher e o filho na mesma rua da associação de moradores.
Para Pavão Filho, que negou a agressão, a divulgação do boletim no início de junho foi uma “questão política”. O vereador esclareceu que, durante a reunião, Leonardo Costa entrou no auditório do centro de saúde para reclamar que o encontro acontecia a portas fechadas. Em seguida, teria “agredido através de cobranças descabidas” o vereador. “Acho que ele é desequilibrado, ele entrou na reunião e pedimos que ele se retirasse. Não aceitei, fui duro com ele. Não houve agressão, e isso foi em abril. Qualquer um pode fazer boletim de ocorrência. Isso é uma coisa esquentada”, disse. Por meio de nota, o vereador pedetista afirmou que o registro da ocorrência foi uma “forma de se vingar […], deixando de relatar a verdade dos fatos ocorridos e manifestandoapenas a sua opinião pessoal, passando-se por vítima, quando na verdade ele foi o causador de todo o desrespeito ao vereador e às lideranças presentes, pelo seu comportamento translocado de forma orquestrada para tentar atrapalhar o trabalho sério que está sendo realizado”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias