AGIOTAGEM

Presos em operação de combate a agiotagem chegam a São Luís

Raimundo Lisboa e outros acusados em participação em esquema de agiotagem foram presos na manhã de hoje, 19, na cidade de Bacabal

O ex-prefeito de Bacabal Raimundo Lisboa foi preso na manhã de hoje, 19, no município de Bacabal suspeito de integrar um esquema de agiotagem. A prisão faz parte da operação ‘El Berite’, comandada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
Na ação, foram presos o ex-prefeito Raimundo Nonato Lisboa; além de ex-presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Moura Macedo; o ex-presidente da Comissão de Licitação do Município, Aldo Araújo de Brito e o construtor Ezequiel Farias. Um dos suspeitos continua foragido. Também foi cumprido um mandado de condução coercitiva em desfavor de Maria do Carmo Xavier. Todos suspeitos de envolvimento no crime de agiotagem em Bacabal. Eles foram conduzidos à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).
No final desta manhã, Raimundo Nonato Lisboa, Manoel Moura Macedo, Aldo Araújo de Brito, Ezequiel Farias e Maria do Carmo Xavier foram apresentados à sede da Seic em São Luís. 
Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A Press.


Honório Moreira/OIMP/D.A Press

Ex-prefeito de Bacabal Raimundo Lisboa chegando à sede da Seic em São Luís

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Augusto Barros, a operação El Berite é mais uma etapa no combate à agiotagem no Maranhão, envolvendo várias empresas, inclusive de construção civil. “As operações são parte da política de combate à corrupção. Nosso objetivo é responsabilizar gestores, ex-gestores públicos e particulares que formam quadrilhas especializadas em fraudar processos licitatórios e desviar recursos públicos”, pontuou.
No dia 5 de maio foram deflagradas as operações ‘Morta-Viva’ e ‘Maharaja’, envolvendo as prefeituras dos municípios de Marajá do Sena, Bacuri e Zé Doca, que culminou com as prisões do prefeito de Bacuri, Richard Nixon Monteiro dos Santos; o prefeito e o ex-prefeito de Marajá do Sena, Edvan Costa e Perachi Roberto Moraes, respectivamente; o contador da Prefeitura de Marajá do Sena, José Epitácio Muniz Silva, o Cafeteira; e Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan, apontado como agiota nas investigações
A 1ª operação deflagrada neste ano no combate ao desvio de recursos públicos ocorreu no dia 31 de março, denominada ‘Imperador’. A ação culminou com a prisão temporária da ex-prefeita de Dom Pedro, Arlene Barros; e do filho dela, Eduardo Barros, apontado nas investigações como o líder do grupo.
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) realizará coletiva de imprensa sobre o caso a partir das 15h.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias