INVESTIMENTO

Prefeito Edivaldo assina acordo com município chinês

O acordo foi assinado esta semana e representa o primeiro desse tipo assinado na gestão do prefeito Edivaldo

O prefeito Edivaldo assinou acordo de Cidades-Irmãs com a cidade chinesa Wuhan, para o estabelecimento de parcerias nas áreas de economia, comércio, cultura, educação, esporte, indústria e agricultura, entre outras. A primeira ação concreta que resulta do acordo, assinado com o prefeito da cidade, Wan Yong, será na área de turismo, com a divulgação das potencialidades turísticas da capital maranhense aos cerca de 10 milhões de habitantes da cidade chinesa.
Os chineses são os que mais viajam no mundo. A ideia é colocar São Luís na rota do turismo do país. “Nós temos dialogado com representantes de diversas culturas e nações para estreitar relações e desenvolver parcerias, além de buscar investimentos. Neste caso específico, estamos fechando um acordo que nos abre um leque de possibilidades de intercâmbio em áreas em que Wuhan é referência. Também esperamos que o povo chinês seja atraído pela beleza marcante de nossa cidade e o turismo em São Luís seja beneficiado a partir desta aliança”, disse o prefeito Edivaldo.
O acordo foi assinado esta semana e representa o primeiro desse tipo assinado na gestão do prefeito Edivaldo. “Temos buscado acordos neste sentido atendendo determinação do prefeito Edivaldo, que acredita que parcerias internacionais ajudam no desenvolvimento da cidade com a atração de novos investimentos e turistas”, destacou a secretária Municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Moura Rodrigues.
A partir do acordo, a Prefeitura de São Luís deve receber a visita de empresários chineses que tenham interesse de ampliar seus investimentos no Brasil, o que seria muito positivo para a economia maranhense.
Fundada há 3.500 anos, a cidade de Wuhan é uma potência no que se refere a desenvolvimento humano, abrigando, por exemplo, o terceiro maior centro cientifico da China, além de ser um importante centro político, econômico e financeiro. A cidade cresce a uma taxa anual de 11,4%.
Ana Paula informou que um dos interesses da cidade é na área de esporte. Uma vez que o Brasil é conhecido mundialmente como país de talento esportivo, a Prefeitura de Wuhan quer trocar experiência com São Luís nesta área.
Atualmente Wuhan tem 17 cidades-irmãs. No Brasil, o estado do Rio Grande do Sul firmou tal parceria com a cidade chinesa. O acordo comercial entre os dois governos se intensificou a partir do acordo assinado em 2002, fazendo saltar de 13º para 2º principal parceiro comercial, um crescimento de mais de 330% no valor exportado pelo estado brasileiro para a China.
Wuhan é o maior centro de logística e distribuição de cargas do interior da China, alcançando aproximadamente 400 milhões de habitantes. Existem mais de 10 mil organizações comerciais, 105 mil redes de commodities, bem como oito centros comerciais dentre os TOP 100 shoppings da China.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias