OPERAÇÃO AT

Donos de indústrias de cerâmica são presos no Maranhão por desvio de energia

De acordo com a Equatorial do Maranhão, a fraude gerou prejuízo de R$ 8 milhões.

A investigação foi possível após a denúncia da empresa de energia elétrica. (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão)

Na manhã do último sábado (11), a Polícia Civil do Maranhão deu cumprimento a 8 mandados de busca e apreensão em cinco municípios (Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, Santa Rita e Rosário), que têm como alvos indústrias do ramo de cerâmica.

Durante 4 meses, foi realizada uma investigação que apura o furto de energia e elétrica mediante fraude em Unidades Consumidoras de Alta tensão (Indústrias). Dos oito alvos, após a realização das ordens de busca, cinco resultaram na prisão em flagrante dos respectivos proprietários, após os peritos criminais constatarem a manipulação ardilosa no sistema de medição de energia através de JUMPER, os quais quando instalados desviavam 100% da energia consumida pelas indústrias.

(Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão)

Os primeiros sinais de fraude foram detectados pela Concessionária de Energia Equatorial do Maranhão, ao perceber variação no consumo de energia das indústrias, através da telemedição remota, principalmente nos finais de semana, quando praticamente não há fiscalização, oportunidade em que instalavam a fraude, após desligamento da medição remota, por essa razão foi dado cumprimento às ordens de busca nesse sábado.

A “OPERAÇÃO AT” contou com a participação de mais de 45 policiais, entre delegados, escrivães, investigadores, peritos criminais, além de 26 técnicos-eletricistas que auxiliaram os peritos nos exames.

(Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão)

Segundo informações da Equatorial do Maranhão, os prejuízos com as fraudes de futuro de energia já alcançaram a cifra de 8 milhões. As investigações continuam, pois há informações do envolvimento de outras pessoas especialistas nas instalações daquelas fraudes.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias