MPF denuncia acusados pelo assassinato do líder indígena Zezico Rodrigues Guajajara
Duas pessoas foram denunciadas por homicídio qualificado, ocorrido na estrada que liga a Aldeia Zutiua ao povoado Matinha, no município de Arame (MA).
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça Federal, no último dia 29 de maio, Nilson Carneiro Sousa Guajajara e Eduardo dos Santos Guajajara pelo homicídio qualificado do líder indígena Zezico Rodrigues Guajajara, assassinado no dia 31 de março deste ano.
De acordo com a denúncia, o crime foi motivado por desavenças dos denunciados contra a vítima, em razão de disputas por terras e direitos indígenas. Zezico Rodrigues Guajajara transitava em uma motocicleta, quando foi surpreendido pelos agressores, que o obrigaram a parar o veículo e efetuaram disparo com arma de fogo, do tipo cartucheira.
O crime ocorreu em uma estrada que liga a Aldeia Zutiua ao povoado Matinha, no município de Arame, a 476 km da capital. A região é marcada por constantes conflitos envolvendo indígenas e disputas de terras e poder nas aldeias.
Segundo relatos de indígenas, Zezico teve problemas anteriores com Eduardo, que já havia tentado matar a vítima há alguns anos com uma espingarda. Nessa ocasião, o crime não teria sido consumado, em razão da esposa do denunciado ter impedido.