São Luís tem um homicídio registrado por dia em janeiro
Foram registrados, até o dia 30 de janeiro, 26 mortes violentas na região metropolitana de São Luís.
Um homem assassinado a tiros, outro morto à facadas por conta de um conserto de ventilador e uma doméstica morta covardemente após ser asfixiada com uma extensão de chapinha alisadora de cabelo. Esses foram os crimes brutais registrados apenas em um dia: 30 de janeiro. Com o mês no fim, somaram-se, até a última quinta-feira (30), 26 assassinatos na região metropolitana de São Luís, que compreende quatro municípios: a capital maranhense, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
Desses 26 homicídios, uma média de 0,86 por dia, 5 aconteceram nas cidades de São José de Ribamar (4) e Paço do Lumiar (1), os outros 21 assassinatos foram em São Luís, totalizando 80,8% das ocorrências de homicídios. Apenas 19,2% dos outros delitos foram nos demais vizinhos. Comparando com dezembro 2019, houve um aumento de 44,4% no número de assassinatos na Grande Ilha. No último mês do ano foram 18 mortes, sendo que cinco foram nas cidades de São José de Ribamar (4) e Paço do Lumiar (1). Os outros 13 crimes foram em São Luís. A média continuou alta na capital, com 72,3% de assassinatos.
Última semana de janeiro
Do dia 27 ao dia 30, ou seja, em apenas quatro dias, sete pessoas foram mortas de forma violenta em São Luís. Foram quatro mortos a tiros, dois por outros meios e um esfaqueado. A média de morte foi 1,75 por dia contando de segunda a quinta-feira desta semana. Os casos são todos investigados pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP). Confira a lista nominal das vítimas, com data, horário, bairro e cidade de onde aconteceram os assassinatos na Grande Ilha de São Luís, até 30 de janeiro.