PROTESTO

Manifestação de vendedores ambulantes fecha trânsito no Centro

Manifestantes reivindicam espaço nas ruas do centro para trabalhar. Uma reunião já foi marcada para discutir a situação atual.

Reprodução

Ambulantes e Camelôs interditaram a Rua Oswaldo Cruz, na manhã desta segunda (29), via que dá acesso a Praça Deodoro, no Centro de São Luís. Os manifestantes reivindicam o espaço de vendas na Rua Grande, local onde trabalhavam antes das obras de urbanização.

O protesto começou às 9h da manhã e fechou os três acessos do cruzamento. Eles chegaram com faixas e apitos e impediram o acesso de todos que estavam na via.

Segundo o Presidente do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de São Luís (SCVASL), José de Ribamar Ferreira, os ambulantes estavam proibidos de colocar suas barracas na rua e então decidiram realizar a manifestação.

O presidente da SCVASL declarou também que houve uma série de reuniões com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH), e alegou que a Secretaria havia prometido um Shopping Popular, onde todos os ambulantes ficariam reunidos para realizar suas vendas.

Nós apresentamos desde o ano passado um projeto de padronização de telas, para que todos pudessem estar trabalhando até o shopping popular ser construído e entregue. Nós não queremos continuar na Rua Grande definitivamente, mas só até o shopping ser entregue pra termos onde ficar. Nossa manifestação é pacifica, não vamos queimar pneu e nem causar tumulto, só queremos conversar com o Secretário e entrar num entendimento.

José de Ribamar Ferreira – Presidente SCVASL

A construção do Shopping Popular está prevista para o fim de 2020, e deve ser implantado nas proximidades do Ginásio Costa Rodrigues, área central de São Luís. O projeto será custeado por meio de parceria público privada com contra partida da Prefeitura de São Luís.

Leia mais:

Depois de algumas horas de manifestação, a Polícia Militar chegou para realizar a segurança dos manifestantes e das pessoas que passavam pelo local.

As vias só foram liberadas às 12h, após negociações entre as partes, após terem acordado que uma reunião será realizada às 10h desta quinta-feira (30), entre os membros da Comissão dos Ambulantes e o Secretário da SEMURH Leonardo Andrade que devem discutir medidas alternativas para acomodar os vendedores.

Situação do comércio informal 

Uma reunião realizada no dia 08 de agosto do ano passado, na Câmara Municipal de São Luís, debateu a situação do comércio informal da capital maranhense.  Com o fim das obras do Complexo Deodoro e Rua Grande, os ambulantes foram informados que não ficariam na rua do principal Centro Comercial de São Luís. A retirada acontece, gradativamente, de quadra por quadra.

Segundo o secretário da SEMURH Leonardo Andrade, os comerciantes informais foram informados antes e durante a obra de requalificação da Rua Grande que a retirada seria necessária.

“Temos a preocupação social, mas também temos a preocupação e a obrigação funcional e legal do cumprimento da lei. Os ambulantes serão realocados para as transversais da Rua Grande ou para um lugar que eles decidirem e que seja propício para instalação de bancas. Nós estamos abertos a sugestões para que a melhor decisão seja tomada para todos”, destacou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias