Pesquisa aponta redução da violência no Maranhão
O levantamento mostrou que 18 das 20 cidades mais violentas estão nas regiões Norte ou Nordeste. A capital maranhense figura no décimo segundo lugar
Os números da segurança
O Atlas confirma os números apresentados no início deste mês pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), referentes à capital. Em 2016, os homicídios somaram 67 casos, reduzindo para 30 em 2017. A redução permanece no ano seguinte, quando foram registrados 14 casos e se manteve em 2019, com 11 ocorrências. Ao longo destes anos, a diminuição das mortes violentas foi de 84%. “É um resultado muito expressivo, que tem sido gradativo e comprova o trabalho sério, compromissado e bem planejado da Segurança Pública, que tem total apoio do Governo do Estado em investimentos e recursos. Estamos mantendo uma linha de atuação com foco no controle e prevenção dos homicídios, e, assim, reduzindo também a criminalidade”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela.
Os números também apontam redução das mortes violentas nos municípios do interior. Enquanto os cinco primeiros meses de 2018 somaram 710 ocorrências destas, em 2019 os números reduziram para 595, representando queda de 16% nos casos, no mesmo período.
Ainda de acordo com a SSP, neste semestre, considerando o total de Crimes Violento Letais Intencionais (CVLIs), o Maranhão apresentou 16,6% de redução. Em municípios do interior, foram 13,9% menos caos deste conjunto de crimes. A Grande São Luís alcançou redução ainda maior: de 25%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os CVLIs agregam os homicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio (roubo seguido de morte). A redução destes casos influi na queda de outras criminalidades como os assaltos e o tráfico de drogas”, pontua Jefferson Portela.
Leia na próxima página as cidades mais violentas