JUCEMA

Paço do Lumiar adere ao programa Empresa Fácil

O termo de adesão foi assinado durante encontro realizado na prefeitura de Paço do Lumiar com a presença do presidente da Jucema

Desde o último fim de semana, o município de Paço do Lumiar  passou a integrar o Empresa Fácil, sistema operacionalizado pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema) que permite maior eficiência e agilização de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro empresarial, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessados via internet.

O termo de adesão foi assinado durante encontro realizado na prefeitura de Paço do Lumiar com a presença do presidente da Jucema, Sérgio Sombra, e do prefeito Domingos Dutra.  Com a adesão, a Junta Comercial passa a contar com 105 municípios integrados, onde o processo de abertura, alteração e baixa de empresas passam a ser feitos de maneira segura, confiável, integrada e de fácil acesso em um ambiente online.

APRESENTAÇÃO

Antes da assinatura, o presidente Sérgio Sombra e o coordenador do Empresa Fácil no estado, Ricardo Diniz, fizeram uma apresentação do funcionamento do sistema, detalhando como ele é, as ações envolvidas e os resultados que podem ser alcançados. Na explanação, Sérgio Sombra enfatizou as vantagens e os benefícios tanto para os empreendedores locais como para a gestão municipal. “Incremento de impostos com um maior contingente de empresas formalizadas, base de dados compartilhada e maior controle dos órgãos de fiscalização são alguns dos benefícios que podemos apontar para o município que aderir ao Empresa Fácil. Já para o empreendedor, as principais vantagens são a entrada única de documentos e a redução no tempo de tramitação dos registros”, reforçou.

 

Com o Empresa Fácil nestas 105 cidades, o empresário ou contador só precisa ir a um dos 23 pontos de atendimento da Jucema, distribuídos por todo Maranhão, apenas para protocolar o processo, pois até mesmo a retirada pode ser feita via internet, assim como a emissão de todos os modelos de certidões.

 

Sérgio Sombra acrescentou que na medida em que os processos forem simplificados no município, mais empresas se instalarão na cidade. “Paço do Lumiar está em 6º lugar no ranking de abertura de empresas. São 6.320 negócios formalizados e isso mostra que ele tem uma capacidade de fomento mercantil muito forte. A gente acredita que vai ser um município que vai crescer muito a partir dessa parceria e tem tudo para promover esse sistema com alta tecnologia”, completou a presidente da Jucema, que comemorou a receptividade do prefeito e do seu secretariado ao aderir ao projeto.

 

Acompanhado de parte do seu secretariado, Domingos Dutra imprimiu um tom desafiador ao falar das expectativas geradas pela adesão ao sistema. “Vamos trabalhar com muito afinco para que o programa alcance resultados positivos para nossa cidade e essa colocação que ocupamos hoje no ranking de empresas abertas dê um grande salto. Nós somos capazes de melhorar esse índice e vamos conseguir com o apoio da Junta Comercial que nos apresentou um projeto que tem as ferramentas para alcançarmos esse objetivo”, declarou o prefeito.

 

Entre as próximas integrações previstas para até dezembro de 2017, a Junta Comercial pretende repetir a ação do Paço do Lumiar e chegar a outros 112 municípios, contabilizando assim os 217 que compõem o estado.

 

A meta, segundo o presidente da Jucema é referendada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, e tem todas as condições para ser cumprida dentro do prazo. “Queremos um ambiente de negócios desburocratizado no Maranhão para que os empreendedores possam mostrar verdadeiramente a força que tem, tendo a formalização do seu negócio de forma simples e rápida. É uma via de mão dupla, o Estado contribui para que isso seja facilitado e a empresa devolve em impostos, geração de emprego e renda. Todos ganham”, finalizou Sérgio Sombra.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias