MOTO CLUB

Jogadores treinam com aparelhos de GPS via satélite

Através das informações obtidas pelo uso do aparelho nos atletas, torna-se possível visualizar detalhadamente, e em tempo real, a condição de cada jogador dentro de campo

 

Os jogadores do Moto Club testaram, em treino no Campo do Leão Dourado, um aparelho GPS moderno, e de alta tecnologia voltada para o desempenho no futebol. Através das informações obtidas pelo uso do aparelho nos atletas, torna-se possível visualizar detalhadamente, e em tempo real, a condição de cada jogador dentro de campo.

Franck Souza, fisiologista do Moto Club, ressaltou a importância do uso de uma tecnologia como essa no futebol maranhense. Segundo o fisiologista, o Moto Club é o único time no estado a fazer uso desse aparelho moderno. Além disso, Franck explicou sobre as funções do GPS. “O aparelho tem integrado tanto a função GPS, como o monitor de frequência cardíaca, monitor de variabilidade cardíaca e mostra informações referentes a movimentação e posicionamento dos jogadores em campo, mostra também a distância percorrida de forma detalhada”, disse.

Através de um tablet ou computador o fisiologista, o técnico, ou o preparador físico terão de imediato informações importantes sobre a real condição dos jogadores no decorrer do jogo. De posse dessas informações, não só a comissão técnica, mas vários outros departamentos do time, incluindo o de fisiologia e fisioterapia terão informações que tornará viável direcionar e especificar uma forma de trabalho para cada jogador.

>>Projeto utilizado no Moto Club
A viabilidade do uso desse aparelho de alta tecnologia é fruto de uma parceira entre a UFMA, através do Departamento de Educação Física por meio do Grupo de Pesquisa em Genética e Esporte (Genes), projeto que busca dá suporte para os clubes maranhenses de futebol. O projeto é fruto da iniciativa do Governo do Maranhão através da Lei de Incentivo ao Esporte e do Grupo de Supermercados Mateus. Franck Souza que também é membro do projeto enfatizou os resultados positivos que poderão ser obtidos por meio dessa parceria. “Essa é uma oportunidade de o Moto Club ter esses equipamentos de ponta para fazer o monitoramento dos atletas”, finalizou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias