DICAS

Chutar não precisa ser uma questão de sorte

É possível aplicar algumas técnicas para escolher a melhor alternativa quando falta o conhecimento necessário para a resolução

 

A atitude correta diante de uma questão que não se sabe não é a tensão, o nervosismo, o desespero ou coisa semelhante. A primeira atitude é se prometer sinceramente que vai estudar mais para não passar tão facilmente por essa situação na próxima prova. Estudar com afinco é sempre melhor do que contar com a sorte, mas chutar não precisa simplesmente ser uma questão de sorte. Apesar de não ser uma ciência exata, é possível aplicar algumas técnicas para escolher a melhor alternativa quando falta o conhecimento necessário para a resolução. Por mais consciente que seja, no entanto, o chute não substitui o estudo. Além disso, nem sempre a resposta certa será aquela que a “técnica do chute” indicar.

Com técnica, às vezes, é possível acertar uma questão apenas olhando as alternativas. O candidato bem preparado deve estar preparado também para “chutar” bem e isso começa com a hora certa de arriscar. Antes de chutar avalie o retorno daquela operação. Em provas em que questões erradas anulam certas, não vale o risco!

A saber, as bancas dificilmente colocam assuntos muito controvertidos, salvo se especificado na bibliografia. Assim, esteja em dia com o que predomina no estudo da disciplina e, principalmente, com as referências bibliográficas feitas pela banca.

Não estranhe se você se deparar com respostas muito semelhantes. O trabalho da banca é selecionar quem sabe o certo, por isso, a tendência é que se repitam mais vezes as respostas certas dentro da questão. Isso possibilita restringir as alternativas.

Também é possível eliminar alternativas demasiadamente categóricas. Alternativas que não abram espaço para exceções ou que contenham palavras como “nunca”, “sempre”, “sem exceções”, “jamais” etc. têm maior chance de estarem incorretas.

Algumas outras formas de chutar envolvem o posicionamento das questões. A tendência é de que o examinador não goste de colocar a resposta certa logo de saída, então a lera A costuma ser o local preferido para as “cascas de banana”. Sempre que a alternativa correta for a letra “a” confira novamente. O examinador também tende a não colocar todas as respostas em uma mesma letra. Logo, se estiver em dúvida entre alguma letra marque aquela que não está sendo repetida.

Conhecidas as técnicas, não dependa delas! Por mais eficaz que seja o seu chute, ele não fará com que você seja aprovado no concurso. Portanto, estude com afinco, prepare-se da melhor maneira possível e lembre-se que, na preparação para os concursos, quanto mais você treinar, fizer questões e conhecer a matéria, mais fácil será a prova.

CASOS E RESPOSTAS

1 – Números intermediários

Quando a resposta das alternativas for em formato numérico, evite chutar no maior ou no menor número. Dificilmente a resposta certa será um dos dois limites.

Resposta: chute em números intermediários.
2 – Alternativa com texto mais longo

Nas questões de Direito e Legislação há uma tendência de que a alternativa com texto mais longo seja a correta. Isso acontece porque ao explicar melhor a alternativa o examinador corre menos risco de ter a sua questão anulada. Como sempre, é apenas uma tendência e essa hipótese pode não se confirmar. Alexandre Meirelles fez um experimento para validar essa técnica. De 151 questões que chutou, em três provas, marcando as alternativas mais longas, obteve 29% de aproveitamento. Você pode pensar que não é muito, mas já é melhor do que os 20%, não é mesmo?

Resposta: marque a alternativa com texto mais longo.
3 – Cuidado com a letra “A”

A letra “A” é a primeira opção e o examinador tende a não gostar de colocar a resposta nela. Ela é a alternativa preferida para colocar as famosas “pegadinhas”. Portanto, tome cuidado ao marcar a letra “A”. É claro que isso nem sempre se confirma e algumas vezes a “A” pode estar, de fato, correta. Se você souber o conteúdo e “A” lhe parecer a mais correta, marque. Apenas quero que tome um pouco mais de cuidado com essa alternativa.

Resposta: na dúvida entre a “A” e a “C”, por exemplo, marque a “C”.
4 – Eliminação das alternativas sem exceção

Com diz o ditado “toda regra tem uma exceção”. Por isso, alternativas que trazem as palavras “sempre”, “nunca”, “jamais”, “sem exceção”, “somente”, geralmente estão erradas. Tome cuidado porque esta técnica de chute também por ter a sua exceção. Por isso, você só vai aplicá-la quando não tiver a mínima ideia da resposta certa.

Por outro lado, alternativas que trazem palavras como “geralmente”, “em geral”, “alguns”, quase sempre estão corretas.

Quando algum desses termos mencionados acima ou outros parecidos surgirem na sua prova eles devem saltar aos seus olhos. Fique atento!

Resposta: na dúvida, marque a alternativa que contém exceção ou aquela que contém uma palavra genérica.

5 – Eliminação das alternativas absurdas

Muitas vezes o caminho para chegar na resposta certa pode partir da eliminação das hipóteses absurdas, ou seja, aquelas que atentam contra a lógica, a razão e o bom senso. Nesse caso, a reposta certa vai estar entre as alternativas restantes. Lembre-se de que ao eliminar uma das respostas as suas chances de chutar certo já aumentam.

a) Os servidores públicos devem atuar com ética, exceto quando não são observados pelos superiores.
b) Os servidores públicos devem confundir o patrimônio público com o particular.
c) Os servidores públicos devem zelar pelo patrimônio público.
d) Os servidores públicos não devem buscar a satisfação das necessidades públicas.
e) Os servidores públicos não possuem fé pública.

Resposta: Mesmo que você não entenda de direito administrativo, logo de cara vai perceber que as alternativas “A”, “B” e “D” são completamente absurdas e ferem o bom senso. Nesse caso, restariam 2 alternativas, aumentando as chances de acerto. A resposta certa seria a letra “C”. Note que mesmo que você não saiba a letra “E”, a “C” é politicamente correta. E respostas politicamente corretas tendem a estar certas.
6 – Alternativas parecidas

A tendência é que seja correta uma das duas alternativas mais parecidas.

a) 10,3
b) 12,5
c) 13,7
d) 15,6
e) 15,8

Resposta: Chute “D” ou “E” já que ambas são as mais parecidas. Essa técnica também pode ser útil para respostas em frases e não apenas para números. Nesse caso, a tendência é de que uma das duas frases mais parecidas seja a correta.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias