ESTUDOS

Vai estudar no carnaval? Veja as dicas aqui

Se você é uma daquelas pessoas que vai aproveitar os dias de folga para estudar para concursos, o Aqui-MA dá algumas dicas

O carnaval chegou! Nós brasileiros sabemos o que significa este evento que mobiliza toda a nação. Seja para os que aguardam ansiosamente pela festança ou pelos que evitam a todo custo participar da comemoração. O fato é, todos acabam sendo envolvidos de alguma forma.
Para você, concurseiro que está lendo este texto, trata-se de uma época complicada. Quando todos os seus amigos e familiares estão se divertindo ou descansando, manter o foco e o ritmo de estudos pode ser (para alguns) tarefa árdua!
Sabemos que, para quem é concurseiro, uma semana pode representar um espaço de tempo estratégico para o bom desempenho nas provas.
Pensando nisso, nós da Nova Concursos, trouxemos um cronograma especial, para ajuda-los a não perder tempo e qualidade na preparação e ainda, de quebra, conseguir se distrair no feriado.
Lembrando que este cronograma pode ser aplicado não apenas no carnaval, mas em qualquer outro feriado. Antes do cronograma, descubra que “tipo de concurseiro” você é no momento.

Qual seu tipo de concurseiro?
Concurseiro que trabalha: Se você trabalha e estuda para concursos, é mais difícil encontrar uma brecha de tempo para se distrair. O ideal, no seu caso, é aproveitar os dias de folga do trabalho para estudar com maior afinco, revisar matérias mais difíceis e treinar redação. Claro que durante as pausas será possível acompanhar as escolas de samba (pela televisão).

Concurseiro em véspera de prova: Se o edital do concurso para o qual você pretende passar já saiu, você tem pouco tempo até a prova. Portanto aproveite o feriado para repassar exercícios, dar maior atenção ao conteúdo mais difícil para você e revisar tudo. Quanto a diversão, especialistas recomendam tirar um dia para relaxar e se divertir antes da prova. Desta forma, o conteúdo estudado será melhor assimilado na memória.
Concurseiro sem prova marcada: Se a previsão de data para a prova do concurso que você está estudando ainda não saiu, você pode se dar ao luxo de sair “um pouco” da rotina. Mas não pense que isso significa passar os dias do feriado na farra. Mantenha sua rotina normal de estudos, para não perder o ritmo e vá se distrair “com moderação”.
Criando um cronograma
Descubra agora como fazer um cronograma de estudos para concursos eficaz e otimizado.
Sabemos que existem diversas metodologias para se criar um plano de estudos. Para evitar que você se perca e perca seu tempo em meio a tantas informações e fique sem foco, comece agora a criar o seu calendário de metas e atividades.
O método perfeito para você, será o seu método! O que funcionou para 200 concurseiros que escrevem na internet pode não dar certo para você. Nossa proposta é indicar um caminho para que você encontre seu próprio método.
Antes de começar uma rotina de estudos no feriado, responda as seguintes perguntas:

Qual é o melhor horário para que você tenha total concentração?
Quantas horas você está determinado a estudar?
Qual é o número de matérias que você precisa estudar?
Qual o horário que você deseja começar e terminar?
Anote suas respostas e, de forma realística, procure adaptá-las a sua rotina.

Para facilitar a visualização das suas metas e horários, procure criar tabelas. Elas podem ser facilmente feitas no word ou, se preferir, em uma cartolina colada na parede.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias