82 mil vagas

IBGE deve enviar pedido de concurso este mês

Oportunidades do concurso do IBGE serão para o Censo Agropecuário e estão distribuídas entre os níveis fundamental, médio e superior de ensino

 

Está previsto para ser encaminhado neste mês o pedido para realização do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo Agropecuário. O órgão ficou de mandar a solicitação ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e espera receber a autorização em breve, já que o certame está previsto no Orçamento federal sancionado pelo presidente da República.
Logo após o aval do Planejamento, o instituto poderá dar início efetivamente ao processo de abertura da seleção. Será depois desta etapa que contratará a banca organizadora e definirá o cronograma contendo as datas de lançamento do edital, do período de inscrições e da aplicação das provas. Vale ressaltar que o órgão espera divulgar o processo seletivo ainda no primeiro semestre.
O concurso do IBGE promete ser o maior deste ano, pois há a expectativa de nada menos que 82.050 vagas distribuídas entre cargos com exigência de níveis fundamental, médio e superior. Tais chances serão espalhadas por todo o país e os classificados serão convocados para atuar temporariamente no censo.
O lançamento desta seleção vem sendo discutido no Senado Federal. O motivo é que a sua abertura poderia ser uma “salvação” para o grande índice de desemprego no país, sem contar que o último censo agropecuário aconteceu em 2006 e este setor do mercado precisa ter os seus dados atualizados.

Oportunidades do concurso IBGE
As oportunidades do concurso IBGE serão para os cargos de analista censitário (250 vagas), analista censitário regional (486), agente censitário administrativo (700), agente censitário municipal (5.500), agente censitário supervisor (12.540), agente censitário de informática (174) e recenseador (62.400).
Para concorrer aos postos de analistas será necessário possuir formação superior completa, enquanto as funções de agente exigirão ensino médio. A colocação de recenseador será destinada a quem possui nível fundamental.
Os salários iniciais não foram revelados e a expectativa é de que o concurso IBGE tenha oportunidades para todos os Estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias