Fique atento

Em época de caravelas nas praias, saiba como prevenir

Período tem muitos animais na costa da Grande Ilha. Durante todo o ano as caravelas estão presentes nas águas da orla maranhense

Em época de caravelas nas praias, saiba como prevenir queimaduras. Período tem muitos animais na costa da Grande Ilha
Durante todo o ano as caravelas estão presentes nas águas da orla maranhense, mas é no período entre o início de novembro e o fim de fevereiro que o número desses animais cresce consideravelmente nas praias da capital.

Consequentemente, o número de registros de pessoas queimadas por esses animais sobe bastante. “Cerca de 70% dos casos registrados de pessoas tocadas por caravelas aqui nas praias são feitos entre novembro e fevereiro. Em 2013, o laboratório da UFMA chegou a registrar 90 ocorrências. De lá pra cá, houve um declínio considerável no número de registros, mas as pessoas precisam ficar bem atentas”, explicou.

De acordo com o capitão, o número de registros nesse período aumenta tanto por ser uma época de férias para muita gente, e por isso a exposição aos riscos aumenta, quanto porque o número de caravelas na orla de São Luís cresce naturalmente.

Quando um banhista for tocado pelo tentáculo, o procedimento orientado pelo
Ministério da Saúde é: use vinagre. “Além do vinagre em cima do ferimento, a pessoa deve procurar um posto do Corpo de Bombeiros e, se for o caso, ser encaminhado para um hospital. A avaliação da gravidade da queimadura é feita pelo tamanho da área atingida pelo tentáculo. Quanto maior a queimadura, maior a gravidade”, esclarece.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias