entrevista exclusiva com Márcio Jerry

“O maior evento da história com vereadores”

Mais de 1,2 mil legisladores municipais já se inscreveram no Encontro com Vereadores e Vereadoras, que ocorrerá na próxima terça-feira (30)

Secap

Mais de 1,2 mil legisladores municipais já se inscreveram no Encontro com Vereadores e Vereadoras, a ser realizado na próxima terça-feira (30), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae, em São Luís. As inscrições vão até a amanhã. Promovido pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), o evento tem a finalidade de levar assuntos pertinentes para a governança municipal e estreitar o diálogo com vereadores. Na entrevista abaixo, o secretário Márcio Jerry, titular da Secap, diz que o encontro é mais uma demonstração da importância que o governador Flávio Dino dá às Câmaras Municipais.

O IMPARCIAL – Vereadores de quantos municípios já confirmaram inscrições no Encontro?

MÁRCIO JERRY – Temos a confirmação, por enquanto, de 1.214 vereadores e vereadoras de 199 municípios. As inscrições continuam abertas até segunda-feira. Pelo número de inscritos, dá para assegurar que teremos o maior evento da história do Maranhão com vereadores.

Nesta edição, temas relacionados à gestão ambiental e a recursos hídricos serão abordados. Por que é importante debater esses assuntos com os legisladores municipais?

Há muitas demandas de atualização de leis nessa área, novas exigências derivadas de mudanças nos marcos legais federais e também de exigências da sociedade. Um tema muito atual e presente na agenda das câmaras municipais.

O Encontro também é uma oportunidade de estreitar o diálogo de vereadores com o governo estadual. De que forma isso contribui com o desenvolvimento do Maranhão?

O Encontro reforça o papel do Legislativo municipal, evidencia mais uma vez o quanto o governador Flávio Dino valoriza as câmaras, valoriza nossos vereadores e vereadoras. É um encontro que também, inegavelmente, fortalece o papel importante do Legislativo municipal.

Qual a expectativa do governo do estado em relação ao Encontro com Vereadores e Vereadoras?

Expectativa muito boa. Teremos uma grande participação, muita integração, troca de experiências e, sobretudo, o fortalecimento da relação do governo do estado com as câmaras municipais, com os nossos parlamentares municipais.

Muitos assuntos importantes para o dia a dia da população dependem da atuação dos vereadores, como a metropolização e as ações em benefício aos municípios inseridos no Plano Mais IDH, não é?

A organização da região metropolitana de São Luís é um grande desafio que está sendo encarado pelo governador Flávio Dino e pelo secretário Pedro Lucas Fernandes. Um esforço em que o papel dos vereadores é imprescindível. Do mesmo modo com os municípios do Mais IDH, já que na própria estratégia de mobilização há um espaço importante que são os comitês gestores, com os quais o Legislativo vem interagindo.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias