crédito e débito

Maranhão é um dos estados que menos usa cartão de crédito no país

Mesmo tendo aumentado o número de compras no crédito e débito, o Maranhão ainda é um dos que menos utilizam essa tecnologia

Reprodução

Para muita gente, entrar em um estabelecimento e logo perguntar se “passa cartão” é uma prática muito comum. No entanto, de acordo com dados de uma pesquisa feita pela Consultoria Especializada em Varejo Financeiro, os maranhenses têm feito essas perguntas bem menos do que nos outros estados brasileiros.

Segundo a pesquisa, existem sete máquinas de cartão por habitante no Maranhão. Parece muito, mas esse índice coloca o estado como um dos que menos utiliza essa tecnologia como forma de pagamento, em comparação com o resto do Brasil. No Distrito Federal, por exemplo, são 37,9 máquinas de cartão por habitante.

De acordo com o professor de administração Haroldo Fontoura, da Faculdade Estácio São Luís, a resposta para o baixo índice de máquinas no estado pode ser encontrada nas cidades do interior do Maranhão. “Cidades como São Luís, Imperatriz, Balsas, por exemplo, usar o cartão já é uma prática comum, mas em grande parte do interior do estado não”, explica.

“Primeiro que em muito não há a máquina de cartão para ser disponibilizada. Segundo porque, às vezes, por conta da baixa escolaridade, muita gente tem receio de usar essas máquinas. E terceiro porque, geralmente, as pessoas que ganham menos têm preferência por pagar o consumo com dinheiro à vista”, diz Haroldo.

Embora o número de máquinas de cartão tenha caído no ano passado, pela primeira vez, o volume de compras no débito ou no crédito aumentou. “É um meio muito seguro, principalmente porque, se você perder o cartão, por exemplo, você pode cancelar rapidamente. O dinheiro você não tem como recuperar”, lembra o professor.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias