Contas inativas

Saiba como e quem pode sacar o dinheiro do FGTS

Tem direito ao FGTS todo trabalhador com carteira assinada que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015

Reprodução

A partir de março, os trabalhadores maranhenses poderão sacar o dinheiro que têm em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essas contas ficaram inativas até 31 de dezembro de 2015, e, desde então, muita gente aguarda com ansiedade para receber o dinheiro. Segundo o presidente Michel Temer, a medida tem potencial de injetar R$ 30 bilhões na economia.

As contas inativas são criadas sempre que um trabalhador deixa seu emprego. Antes, o trabalhador só podia sacar o dinheiro apenas quando se aposentasse, para comprar a casa própria ou quando completava três anos desempregado. Cada emprego com carteira assinada corresponde a uma conta de FGTS diferente.

Mais de 30 milhões de brasileiros possuem contas inativas e a ordem dos saques será baseada no mês de aniversário do trabalhador. Oficialmente, as datas devem ser anunciadas nesta terça-feira (14), mas foram antecipadas pela “Folha de São Paulo”.

  • Em março: quem nasceu em janeiro e fevereiro;
  • Em abril: nascidos em março, abril e maio;
  • Em maio: nascidos em junho, julho e agosto;
  • Em junho: nascidos em setembro, outubro e novembro;
  • Em julho: nascidos em dezembro.

Tem direito ao FGTS todo trabalhador com carteira assinada que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. Quem deixou o trabalho a partir de 1º de janeiro de 2016 não tem direito ao benefício.

Para sacar o FGTS, o trabalhador precisa ir até uma agência da Caixa e apresentar um documento com foto, carteira de trabalho e o número de inscrição no PIS/Pasep. O trabalhador que é correntista da Caixa pode ter o dinheiro transferido direto para a conta. Vale ressaltar que todo o dinheiro que estiver disponível para saque pode ser sacado.

A consulta também pode ser feita pelo site da Caixa. Preencha um cadastro, confirme os dados e crie uma senha.

Veja algumas dicas antes de antecipar seu FGTS: 

Planejamento Antes de decidir por antecipar ou não este recurso é importante planejar e refletir sobre os hábitos financeiros. Faça um diagnóstico financeiro levando em consideração todos os gastos e despesas avaliando o que pode ser cortado.

Pesquisa Antes de realizar o empréstimo, faça uma pesquisa nos bancos. Compare taxas e verifique outras linhas de crédito disponíveis com condições melhores de contratação, buscando o melhor custo benefício.

Urgência Só contrate o empréstimo em casos extremos, como emergência de saúde ou quando a pessoa já está pagando taxas de juros mais altas como é o caso de cheque especial e cartão de crédito.

Barganha Não deixe de sentar com o gerente do banco e negociar melhorias na proposta que eles oferecem e com isso tentar reduzir taxas.

Alerta Se o caso não for de urgência, essa antecipação deve ser evitada ao máximo, pois com isso se perderá rendimento. Para quem quer utilizar apenas para o consumo, ou para “aproveitar uma promoção imperdível”, segure a onda.  O dinheiro extra deve sempre ser usado para a realização de sonhos, como planejar uma aposentadoria sustentável.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias