Eleições da Famen

Duas chapas na disputa pela Famem

Cleomar Tema e Irlahi Moraes deverão travar dura batalha pela presidência da Federação dos Municípios do Maranhão para o biênio 2017/2018

Irlahi Moraes e Cleomar Tema

Duas chapas concorrem no processo eleitoral para assumir o controle Federação dos Municípios do estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2017/2018 em eleição que deverá ocorrer no próximo dia 16 (segunda-feira) e pretende alcançar cerca de 95% dos prefeitos e prefeitas eleitos (as) e reeleitos (as) no Maranhão. A Federação
dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) permanece registrando os gestores dos municípios maranhenses adimplentes até sexta-feira (13).

A primeira chapa a se inscrever foi a encabeçada prefeito da cidade de Tuntum, Cleomar Tema, registrada na manhã da última segunda- feira (9). A chapa “Prefeito Humberto Coutinho”, nomeada em homenagem ao ex-prefeito de
Caxias e atual presidente da Assembleia Legislativa, foi entregue conforme o padrão estabelecido em edital e concorre com o apoio de gestores municipais de diversos partidos, em sua maioria ligada à base do governo Flávio Dino.

O prefeito de Tuntum já exerceu por dois mandatos o cargo de presidente da entidade, e afirma que tem como objetivo fortalecer o municipalismo no Maranhão. Entre os compromissos firmados estão a redução, em 30%, das contribuições dos municípios; anistia dos débitos das cidades que atualmente são devedoras junto à instituição e ampliação dos serviços de assessoramento para captação de recursos aos municípios.

Eric Costa, prefeito de Barra do Corda e figurando na chapa no cargo de 1º tesoureiro, destacou a necessidade de união entre os gestores municipais do Maranhão. “Precisamos formar um grupo forte, de consenso”, disse. Até a semana passada, Costa mantinha postura como pré-candidato à presidência da entidade e abriu mão da disputa após acerto para compor a chama do prefeito de Tuntum.

Oposição

Contrapondo a chapa majoritária, a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes (PMDB) também registrou sua candidatura junto à comissão eleitoral, com a chapa “Famem de Todos”. Segundo a candidata, seu principal objetivo é transformar a instituição que representa os gestores dos 217 municípios maranhenses independentes, para representar de forma eficaz os municípios na esfera federativa.

Irlahi, que pode se tornar a primeira mulher a presidir a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), apresenta como proposta a criação da Comissão Mulheres Protegidas com o intuito de promover a capacitação de novas líderes nos municípios e, também, a criação de ações de proteção, prevenção e combate à violência contra a mulher.

Em outra proposta de gestão à frente da Famem, a prefeita Irlahi Moares pretende estender o serviço a ex-prefeitos, além de criar uma assessoria que atenderá e auxiliará às demandas dos atuais gestores municipais em Brasília. A chapa tem como 1º vice-presidente o prefeito de Imperatriz, Francisco de Assis Ramos (PMDB), e 2º vice-presidente,
José Mauricio Fernandes Cleomar de São Benedito do Rio Preto.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias