O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (17) o Programa Nacional de Pesquisa Clínica (PPClin), com previsão de destinar R$ 120 milhões ainda este ano. Os recursos serão distribuídos por meio de consulta pública, permitindo que hospitais federais, universidades e institutos de pesquisa apresentem propostas.
A iniciativa tem como objetivo estabelecer diretrizes para acelerar o desenvolvimento de medicamentos, tratamentos e equipamentos inovadores, considerados estratégicos tanto para a população quanto para o fortalecimento da autonomia do Brasil na área da saúde.
De acordo com o ministro Alexandre Padilha, a proposta deve ampliar a participação de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e de instituições acadêmicas em estudos clínicos de novos medicamentos, vacinas e diagnósticos.
“Vamos identificar os tratamentos mais adequados às características da população brasileira, dentro de um esforço para ampliar a produção nacional”, afirmou o ministro durante a abertura da feira SUS Inova Brasil, no Rio de Janeiro.
Ainda na capital fluminense, Padilha visitou o Instituto Nacional de Câncer (Inca), onde anunciou avanços na construção de um novo campus da instituição. O projeto prevê a unificação de 18 prédios atualmente dispersos, com investimento estimado em R$ 2,5 bilhões, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na agenda do dia, o ministro também confirmou a ampliação do Programa Agora Tem Especialistas, com o envio de unidades móveis de atendimento para diferentes regiões do país.
*Fonte: Agência Brasil