Entretenimento e Cultura · Patrimônio

Palácio do Comércio vai virar centro de qualificação em São Luís

Investimento de R$ 30 milhões une preservação histórica, qualificação profissional e revitalização do Centro

Foto: Divulgação/ GOVMA
Foto: Divulgação/ GOVMA

O governador Carlos Brandão vistoriou a obra de revitalização do antigo Palácio do Comércio, um dos prédios mais emblemáticos do Centro Histórico de São Luís. A intervenção, orçada em cerca de R$ 30 milhões, segue em ritmo acelerado e integra o conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à recuperação do patrimônio histórico.

Localizado na Praça Benedito Leite, o imóvel será transformado no Centro Maranhense de Oportunidades, espaço destinado à oferta de cursos de capacitação e formação profissional para estudantes da rede pública estadual. A iniciativa contará com parceria do Sistema S e da Associação Comercial do Maranhão.

Durante a vistoria, o governador destacou que o projeto alia preservação histórica e geração de oportunidades. Segundo ele, a proposta devolve à população um prédio de valor simbólico, ao mesmo tempo em que cria um ambiente voltado à qualificação da juventude e ao fortalecimento da economia.

O Centro Maranhense de Oportunidades é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais do Maranhão (Semag). A proposta foi estruturada para alinhar os cursos às demandas dos setores produtivos do estado, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Também haverá capacitação para mães atípicas, com espaço adequado para acolhimento dos filhos e incentivo à economia solidária.

O Sistema S será responsável pelo custeio integral dos cursos e pela estrutura necessária ao funcionamento do centro, incluindo mobiliário, equipamentos, material didático, tecnologia e manutenção. A expectativa é formar cerca de 2 mil jovens por ano, ao longo de uma década.

Além do impacto social, o projeto prevê retorno econômico estimado em R$ 15 milhões anuais em transferências de recursos federais, conforme a Semag. O centro ocupará três andares do prédio, totalizando 3.438,77 metros quadrados, com salas de aula e espaços para cursos técnicos em áreas como portos, logística, segurança do trabalho, administração e refrigeração.

Revitalização do Centro Histórico

Desde o início da gestão, 16 prédios históricos já foram restaurados e outros oito estão com obras em andamento, além do antigo Palácio do Comércio. A revitalização também conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que viabiliza a recuperação de mais oito edificações de relevância histórica.

De acordo com o governador, a recuperação do Centro Histórico promove ocupação urbana, fortalece o comércio, incentiva o turismo e gera emprego e renda, contribuindo para transformar a área em um espaço dinâmico e cheio de oportunidades.

Entre os imóveis já restaurados estão prédios nas ruas da Palma, Portugal, Grande e do Giz, além de equipamentos culturais, educacionais, comerciais e religiosos, como a Igreja de Santo Antônio. Também seguem em andamento intervenções em imóveis históricos como a Vila Galé São Luís (antiga Casa do Maranhão e antiga Defensoria), a Igreja da Sé e o antigo Grand São Luís Hotel.

Com a transformação do Palácio do Comércio em centro de formação profissional, o Governo do Maranhão reforça a estratégia de preservar a memória arquitetônica da capital ao mesmo tempo em que amplia políticas de inclusão produtiva e desenvolvimento econômico.

Fonte: Governo do Maranhão