O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (15), que o investimento em educação é uma decisão política recente na história do Brasil. A declaração foi feita durante evento em celebração ao Dia do Professor, no Rio de Janeiro.
“Demoramos 420 anos para criar a primeira universidade, porque havia uma decisão política, de uma elite que achava que tinha que ser assim”, disse Lula. O presidente ressaltou ainda que “a educação é o começo, o caminho que aponta para uma luz no fim do túnel”, mas ponderou que o ensino, por si só, não garante consciência política.
Segundo Lula, o governo federal manterá esforços para aprimorar a educação no país. “Acordo todo dia querendo que esse país nunca mais tenha um presidente da República sem diploma universitário. Quero muitos diplomados, mas que usem o conhecimento a serviço do povo, e não de interesses pessoais”, declarou.
Durante o evento, o presidente anunciou que ainda este ano devem ser criadas duas novas instituições: a Universidade Federal Indígena e a Universidade do Esporte. “Queremos que o Brasil seja soberano na terra, no ar, no mar e também na sua educação. E isso leva tempo”, destacou.
Carteira Nacional Docente
A cerimônia marcou também o início da emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil, destinada aos 2,7 milhões de professores do país. O documento oficial, com validade de dez anos, será voltado a profissionais de todos os níveis e redes de ensino, públicas e privadas.
As solicitações poderão ser feitas a partir desta quinta-feira (16) na plataforma Mais Professores. Para obter a carteira, é necessário ter CPF regular e comprovar vínculo ativo como docente.
Benefícios e parcerias
O governo aproveitou o evento para apresentar novos investimentos no Programa Mais Professores, lançado em janeiro. A iniciativa busca valorizar a docência por meio de benefícios exclusivos, como meia-entrada em eventos culturais, descontos em hotéis e condições especiais em serviços e produtos.
Empresas parceiras que aderirem ao programa exibirão o selo #TôComProf, sinalizando os locais que oferecem vantagens aos educadores. As companhias participantes deverão oferecer, no mínimo, 10% de desconto e manter regularidade fiscal. O edital de adesão segue aberto até 30 de novembro.
Premiação e formação continuada
Na cerimônia, Lula também premiou 100 mil professores das redes públicas, escolhidos com base nos melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Cada premiado recebeu um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil para aquisição de ferramentas de trabalho, como notebooks e tablets.
O governo apresentou ainda a nova versão do Portal de Formação Mais Professores, que reúne cursos gratuitos de graduação, pós-graduação e formação continuada. O portal traz um painel interativo com mapa de oportunidades por estado, facilitando o acesso dos educadores às ofertas de capacitação.
*Fonte: Agência Brasil
AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também: