Política · Justiça

Alckmin critica proposta de anistia para condenados pelo 8 de janeiro

Vice-presidente classifica indulto como “golpismo de marcha ré” e defende a democracia brasileira

Geraldo Alckmin (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Geraldo Alckmin (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, criticou nesta sexta-feira (5), em São Paulo, a proposta que visa anistiar condenados pela tentativa de golpe de Estado e pelos atos do dia 8 de janeiro.

“Indulto é golpismo de marcha ré”, declarou Alckmin após o leilão do túnel Santos-Guarujá.

O vice-presidente destacou ainda que o país preza pela liberdade e democracia, citando a participação de brasileiros contra o nazismo e o fascismo na Segunda Guerra Mundial.

“Está na índole do povo brasileiro a democracia. É a democracia que promove inclusão”, ressaltou, sem citar nomes específicos.

Outros posicionamentos do governo

Mais cedo, durante o leilão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou sobre polarização política:

“Quando a polarização é de tipo autoritário, em que se pensa em eliminar o adversário, essa é a polarização que ninguém quer”.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também se posicionou contrário a qualquer possibilidade de votação pelo Congresso de um projeto de anistia, defendendo que as pautas do Legislativo devem focar no imposto de renda e na reforma administrativa.

Divergência do governo paulista

Diferentemente das autoridades federais, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se recusou a responder perguntas sobre anistia ou sobre sua ida a Brasília nesta semana para negociar a proposta.

Freitas já havia declarado, em entrevistas anteriores, que concederia indulto a Jair Bolsonaro se fosse eleito presidente da República.

Questionado sobre a declaração do vice-presidente, o governador respondeu apenas: “só falaria sobre o túnel nesta sexta-feira”.

Alckmin não mencionou o governador em sua fala.

Fonte: Agência Brasil