Educação · Tecnologia

Governo do Maranhão inicia entrega de tablets do programa Tô Conectado

Mais de 22 mil estudantes do Iema em 43 municípios serão beneficiados com equipamentos que modernizam o processo de aprendizagem

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) iniciou, nesta quinta-feira (28), a entrega dos tablets do programa Tô Conectado, na Unidade Plena Desembargador Sarney, em São Luís. No primeiro dia, 224 estudantes receberam os dispositivos.

A ação segue nesta sexta-feira (29), com a entrega de mais 689 tablets no Iema Rio Anil e outros 299 no Iema Mário Martins Meireles, também na capital. No total, serão distribuídos mais de 22 mil equipamentos em 55 unidades do Iema, alcançando 43 municípios maranhenses.

O programa é executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cada dispositivo vem equipado com biblioteca digital, vídeos, plataformas de ensino e aplicativos educativos — como o Elefante Letrado, que contará com formação específica para professores.

Um diferencial do programa é que, após a conclusão do ensino médio, os alunos poderão permanecer com os tablets, consolidando um legado de inovação.

“Esse programa representa um marco no ensino público do estado. Mais do que a entrega de equipamentos, estamos garantindo que cada estudante tenha a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica, interativa e conectada com o mundo”, destacou a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz.

A iniciativa também foi celebrada pelos estudantes que já receberam os equipamentos.

“Quero agradecer ao governador Carlos Brandão e à nossa diretora-geral Cricielle Muniz por essa oportunidade. O tablet vai me ajudar muito a melhorar meus estudos e alcançar meus objetivos”, afirmou Jainara, estudante do Iema.

“Esse presente vai facilitar nossa aprendizagem. É uma ferramenta que vai nos acompanhar dentro e fora da sala de aula”, completou o aluno Júlio César.

Sob a liderança do governador Carlos Brandão, o Governo do Maranhão vem fortalecendo políticas públicas voltadas para a educação, com foco na equidade e na inovação. O Tô Conectado reafirma o compromisso da gestão em preparar os jovens para os desafios do presente e do futuro, promovendo oportunidades que contribuem para o desenvolvimento social e econômico do estado.

Fonte: Governo do Maranhão