Forbes 2024: Taylor Swift, Beyoncé e Rihanna são destaque entre as mulheres mais poderosas
A lista de 2024 da Forbes destaca as conquistas e influências de mulheres de diversos setores, com as estrelas da música liderando entre as mais poderosas.
A Forbes divulgou nesta quarta-feira (11) sua lista das 100 mulheres mais poderosas de 2024, com três popstars figurando entre as mais influentes: Beyoncé, Rihanna e Taylor Swift. Elas foram as únicas representantes do setor musical no ranking, e Taylor Swift conquistou o posto mais alto, ocupando a 23ª posição.
Taylor Swift foi destacada por seu impressionante feito histórico de se tornar a primeira artista a arrecadar 2 bilhões de dólares com sua turnê “The Eras Tour”. A publicação atribuiu à cantora um patrimônio líquido estimado em 1,6 bilhão de dólares, o que equivale a mais de 9 bilhões de reais. A Forbes também ressaltou a importância de seu catálogo musical, avaliado em 600 milhões de dólares, e sua crescente influência no cenário político dos Estados Unidos. Taylor ficou à frente de figuras como Oprah Winfrey, que apareceu na 33ª posição.
Beyoncé Knowles foi listada na 35ª posição. A Forbes destacou seu legado musical, desde a época com o Destiny’s Child até seus projetos solo, além do lançamento de sua marca de cuidados capilares, Cécred, em 2024. A cantora também foi reconhecida por suas 32 vitórias no Grammy, um recorde histórico. A publicação mencionou ainda a turnê “Renaissance” e a compra, em 2023, de uma mansão em Malibu, ao lado de seu marido Jay-Z, avaliada em 200 milhões de dólares — o imóvel mais caro já vendido na Califórnia.
Rihanna apareceu em 76º lugar no ranking, com um patrimônio estimado em 1,4 bilhão de dólares, fruto do sucesso de suas empresas, especialmente Fenty Beauty. A Forbes também ressaltou sua participação de 28% na linha de lingerie Savage x Fenty, que gerou 125 milhões de dólares em uma rodada de financiamento em 2022. A cantora foi lembrada ainda por seu show no intervalo do Super Bowl LVII, em 2023, quando anunciou sua segunda gravidez com o rapper A$AP Rocky.
A Forbes explicou o critério de escolha das mulheres que integram a lista, que são selecionadas com base em quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. Juntas, as 100 mulheres da lista detêm coletivamente US$ 33 trilhões em poder econômico e influenciam mais de 1 bilhão de pessoas.
O primeiro lugar da lista ficou com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia e ex-ministra da Defesa da Alemanha. Outros nomes de destaque incluem Melinda French Gates, co-fundadora da Fundação Bill e Melinda Gates, e a brasileira Tarciana Paula Gomes Medeiros, presidente do Banco do Brasil.