Aprendizado

Programação “Em homenagem a São Luís” marca Projeto Ler é Viver neste mês de setembro

O público alvo são crianças e jovens de comunidades da zona rural de São Luís.

(Foto: Divulgação)

Com a programação “Em homenagem a São Luís”, o Projeto Ler é Viver celebra a cidade neste mês de setembro, com atividades que destacam a história, cultura, lendas e tradições da única capital brasileira fundada por franceses. O público alvo são crianças e jovens de comunidades da zona rural de São Luís.

A primeira parada será neste sábado (7), às 8h30, na União dos Moradores do bairro Pedrinhas. Na sequência, as atividades ocupam a UEB Hortência Pinho, na comunidade Coqueiro, na sexta-feira (20), às 14h. A última etapa da programação deste mês será na União de Moradores da Vila Maruaí, no sábado (28), às 8h30.

“São Luís é rica em história, lendas, cultura e grandes personalidades. Vamos trabalhar com toda essa gama, para reforçar o sentimento de pertencimento, além de contribuir para a formação cidadã das crianças e jovens das comunidades”, afirmou a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do Projeto Ler é Viver.

A programação inclui atividades diversas, como Oficinas de Leitura e de Criatividade, Contação de História, dramatização teatral e uma exposição de livros com o rico acervo de clássicos do Carro Biblioteca.

Um dos destaques é a dramatização, uma vivência, comandada pela atriz Silvana Cartágenes com participação das crianças e destacando os espaços históricos, os títulos e os personagens que engrandecem São Luís.

“Tudo isso para mostrar como nossa cidade é bonita, como é bom conhecer o nosso lugar. É para elevar a autoestima da criança, para que conheça e valorize ainda mais a sua história e sua cultura”, observou Silvana Cartágenes.

O Projeto Ler é Viver é realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), em parceria com a Secretaria de Educação de São Luís (Semed) e com apoio do Instituto Alcoa. A equipe profissional reúne bibliotecários, arte-educadores, socióloga e professores, beneficiando 4 mil pessoas nas comunidades Coqueiro, Pedrinhas e Vila Maruaí.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias