Maranhão teve avanço em ranking nacional de saúde entre 2022 e 2023
Estado saltou da nota 6,1 para 8,5, superando o Distrito Federal e os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, segundo levantamento do programa Previne Brasil
O Maranhão avançou do 16º para o 12º lugar no ranking nacional de saúde, do ano 2022 e 2023.
De acordo com o levantamento realizado pelo programa Previne Brasil, do Governo Federal, o Maranhão saltou da nota 6,1 para 8,5, superando o Distrito Federal e os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o dado reflete a melhoria dos índices de saúde no estado, com significativo progresso nos indicadores de atenção primária.
A subida no ranking representa melhores práticas na qualidade de atenção primária à saúde e na cobertura da população, e, ainda, comprova os resultados positivos dos investimentos que vêm sendo feitos.
Mais de 859 mil equipamentos, insumos e kits de saúde bucal já foram entregues para os 217 municípios maranhenses, beneficiando mais de 2 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 2.540 equipes de Saúde da Família no estado.
O programa apresenta eixos como “Atenção Primária”, “Ações de Saúde”, “Oftalmo”, “Saúde Animal”, “Cirurgias”, “AVC – Cada Segundo Importa” e “Telemedicina”.
O governador Brandão ressaltou ainda que o Maranhão está no caminho para alcançar números históricos na saúde preventiva, reafirmando o compromisso do governo com a melhoria contínua dos serviços de saúde pública em todos os municípios maranhenses.