balanço de gestão

Entrevista com Dr Erik: uma gestão que cuidou e projetou Balsas para o futuro

Médico por formação, prefeito de uma das principais cidades do MA, mostra que trabalho e cuidado na gestão pública são essenciais para gerar transformações profundas.

Reprodução

A conversa aconteceu numa manhã de junho, durante uma rápida passagem em São Luís para cumprir agenda numa reunião na sede da Federação dos Municípios Maranhenses (FAMEM). O Dr. Erik, prefeito do município de Balsas, situado a quase 800 km da capital maranhense, recebeu a equipe de O Imparcial para uma entrevista sobre legado, trabalho, avanços, desafios e a continuidade da gestão no município.

Erik Augusto Costa e Silva tem formação em medicina pela Universidade de Brasília. A família tem uma histórica relação com a área médica, mas também com a política. Seu pai, o doutor José Bernardino foi o segundo médico da cidade, e também foi eleito prefeito de Balsas, em 1982. No entanto, antes de concluir o segundo ano de mandato, quando Erik tinha apenas 11 anos, o pai faleceu em um acidente aéreo.

Desde então ele foi crescendo e alimentando, claro, o desejo de se tornar médico, para cuidar das pessoas. Mas também aumentou nele, a vontade de continuar o legado do pai, de modo a cuidar da cidade e do povo balsense. Ele conclui o curso de medicina e volta para Balsas em 2002.

“Quando eu retorno a Balsas, a memória do meu pai ainda estava muito viva como médico e como grande líder. Ele era muito atencioso, prestativo e cuidava das pessoas. O tempo passou, mas o que ele construiu continuava muito forte na cidade. Então havia, não só em mim, mas em grande parte da população, uma vontade de concluir o trabalho iniciado por meu pai, que infelizmente foi interrompido”, relembra Erik, com um ar emocionado.

10 anos depois de voltar pra Balsas, em 2012, o médico decide disputar a eleição municipal, e por 135 votos, não conseguiu se eleger. No entanto ele não desistiu do compromisso de honrar o legado do pai e concorre novamente em 2016. Venceu a disputa com sete mil votos a mais que o adversário.

Disposto a continuar o trabalho, o prefeito pleiteia novamente o cargo mais importante da gestão pública de Balsas e o povo decide reelegê-lo, dessa vez com a esmagadora maioria dos votos: 83,97% dos votos, 30 mil a mais do que o segundo colocado.

Gestão, trabalho e avanços

Quando perguntado sobre as principais problemáticas da cidade quando assumiu a prefeitura em 1º de janeiro de 2017, Dr Erik relatou que encontrou uma gestão significativamente desajustada, e que ele, junto ao vice-prefeito, Celso Henrique, precisam reestruturar a casa.

“Durante a campanha eleitoral, o povo trazia as principais demandas e a maioria dos balsenses clamava por uma revolução na infraestrutura da cidade. A pavimentação asfáltica era precária e insuficiente. Balsas tem 106 anos e nesses sete anos de gestão, já colocamos mais asfalto que todas as outras gestões juntas. Foi a partir daí que começamos nosso trabalho”, enfatiza o prefeito”, ressalta Erik.

Na gestão, foi implementado o maior programa de asfaltamento da cidade. Até o momento, mais de 200 km de vias foram contempladas pelo projeto. Segundo a prefeitura, mais de 40 km de ruas já foram assaltadas até o momento em 2024 e a intenção é que, até o fim da atual gestão, esse programa alcance ainda mais outros bairros do município.

Segundo Erik, além da questão de infraestrutura, outra reivindicação era a saúde do município. Apesar de a cidade contar com bons médicos, bons enfermeiros e uma capacitada equipe de saúde, a estrutura hospitalar de atendimento ainda era muito precária e necessitava de investimento.

“Havia apenas um hospital municipal com a capacidade muito pequena. Baseado nisso, nós começamos a investir muito em saúde. Conseguimos, junto ao governador Flávio Dino, levar o hospital regional para Balsas, com UTI e hemodiálise, que foi uma grande conquista também. Além disso, nós concluímos a obra da UPA e colocamos ela para funcionar. Criamos também um Centro de Diagnóstico, então hoje o cidadão balsense não tem dificuldade para conseguir exames. Com relação a cirurgias, nós fazemos Em resumo, aumentamos a capacidade de atendimento na saúde. Sabemos que para essa área, sempre é constante a necessidade de investimentos e a gente vai continuar até o fim da nossa gestão”, explica o prefeito.

Em entrevista, Erik afirmou ainda que depois de implementadas as melhorias nas áreas de infraestrutura e da saúde, que eram as prioridades, a gestão iniciou um processo de reestruturação da educação na cidade. Construção de escolas, melhorias de prédios relacionados à Secretaria da Educação e maior capacitação dos professores estão entre os principais investimentos.

“Nós construímos novas escolas, novas creches, ampliamos e climatizamos os prédios escolares e reformamos praticamente todas elas, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Além disso, iniciamos um programa de qualificação dos professores com recursos recebidos dos precatórios do Fundef. Foram 42 milhões de reais distribuídos para o corpo docente da rede”, assinala.

Cursos de mestrado, pós-graduação e programas de aperfeiçoamento também estavam na lista de investimentos da gestão. “Firmamos parcerias com universidades para oferecer ainda mais qualificação aos nossos professores. Então foi um avanço significativo que tivemos na educação e tenho certeza que essas mudanças vão ser muito benéficas para o desenvolvimento da nossa cidade”, aponta o prefeito.

No âmbito social, a gestão também trabalhou em projetos transformadores como o “Prato Cheio”, em que a prefeitura financia o almoço para os cidadãos que precisam. Essa é uma iniciativa que dialoga com o Restaurante Popular, do governo do Estado. É uma das únicas cidades que possui um programa de alimentação. Também foram realizadas entregas de cestas básicas e enxovais.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também implementou o projeto Capacita Balsas, que oferece cursos profissionalizantes para quem não tem condições. A iniciativa é resultado da relação firmada entre a prefeitura e o Sistema S (Senai, Sesc, Sesi, Sest etc) em que as instituições diminuem o valor dos cursos oferecidos para serem ofertados de forma gratuita para os cidadãos interessados. A parceria se mostra benéfica para ambas as partes e mais ainda para o desenvolvimento econômico e social do município de Balsas.

Continuidade do trabalho

Há quatro meses das eleições (outubro de 2024) e pouco mais de seis meses do término da gestão do Dr Erik, que está em seu segundo mandato, a cidade de Balsas já está na expectativa para os rumos da cidade nos próximos quatro anos.

Quando questionado pela reportagem se havia alguma dúvida de que o vice-prefeito Celso Henrique, que trabalha junto com ele desde o início do primeiro mandato, seria o seu candidato, a resposta foi direta e objetiva: – Certamente não há dúvidas e essa certeza eu já tenho há muito tempo. Inclusive temos trabalhado há cerca de um ano e meio nesse processo de transição porque eu entendo que uma liderança preocupada com o povo, também se preocupa com a continuidade de tudo que foi construído até aqui.

Celso Henrique acompanha o Dr Erik desde 2016 e a relação de respeito, lealdade e confiança entre os dois já está consolidada. A decisão foi que Celso disputará a prefeitura e seu vice-prefeito vai ser o presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, Moisés Coelho.

“ Durante todo o meu mandato, Moisés mostrou muita capacidade administrativa. Ele sempre se colocou à disposição para trabalhar em benefício da cidade. Essa dupla, Celso e Moisés, eu considero que está preparada para não só dar continuidade ao meu trabalho, como gerar ainda mais avanços para a cidade”, garante o prefeito.

Para Erik, as grandes problemáticas da cidade já foram superadas e a partir do próximo mandato, já é possível dar passos mais largos rumo ao desenvolvimento de Balsas. A luta agora é para impedir que a velha política volte a ser uma realidade, sob risco de minar todos os avanços que até o momento foram conquistados.

“Aquela velha política, do assistencialismo, que não investe no coletivo e se preocupa apenas com o individual não pode voltar a ser realidade em Balsas. A população entendeu que a cidade ficava na mão. Faltava saúde, infraestrutura, a educação era precária. Quando o balsense entendeu que os investimentos coletivos traziam benefícios para todos, nós recebemos muito apoio popular e um respaldo para seguir trabalhando pela nossa cidade”, assinala.

Um prefeito que não esquece a medicina

O prefeito adotou como nome político “Dr Erik” não por acaso. Essa foi uma marca que deixa claro que a medicina não se desvincularia da imagem do prefeito. Nos hospitais e centros cirúrgicos, o Dr Erik cumpre o papel profissional de cuidar e defender a vida das pessoas. Na sede da prefeitura, pelas ruas e nos vários gabinetes de reunião, ainda é o Dr Erik, cuidando e zelando pelo povo de Balsas.

“Você opera 60 pessoas por mês, atende mil pessoas por mês. É bastante gente, mas ainda assim, muito distante dos mais de 100 mil balsenses que também precisar ser cuidados, precisam ter suas necessidades básicas supridas. Aquele zelo e cuidado que eu tenho como médico, eu mantenho como prefeito, entendendo a responsabilidade de que não é só uma, mas dezenas de milhares de vidas envolvidas”, avalia o Dr Erik.

Curiosamente, o prefeito nunca deixou de exercer a profissão, mesmo ocupando o cargo mais importante do executivo municipal. E nessa jornada dupla em defesa da vida do cidadão de Balsas, o prefeito apontou, em tom de brincadeira, algumas situações inusitadas que já aconteceram.

“Durante as minhas visitas nos bairros, nas inaugurações, nos eventos eu sempre gosto de conversar com as pessoas, entender quais as principais necessidades delas e, por várias vezes, os cidadãos diziam que queriam mesmo era uma receita de medicamento, uma marcação de consulta ou a realização de um exame. Quando ando por Balsas, é sempre com meu receituário e minha caneta na bolsa. Não posso esquecer que sou prefeito, mas também sou médico”, brinca.

Erick comentou à nossa reportagem que ainda mantinha a mesma rotina médica que tinha antes da gestão durante os seis primeiros anos. Ele avaliou que a experiência como prefeito foi enriquecedora, tanto no aspecto profissional, quanto no pessoal.

“Como prefeito, você tem um maior poder de alcance de levar dignidade, saúde e educação para toda a população. Foi uma experiência muito boa porque eu consegui ver de forma amplificada, como que o cuidado com o ser humano é capaz de gerar transformações profundas na sociedade”, pontua.

Ao final da nossa entrevista, o prefeito de Balsas retornou ao assunto inicial e citou o pai novamente. De todas as preocupações que poderia ter, ele colocou uma como a principal. “Meu pai era visionário, apaixonado por Balsas, e meu medo maior era não honrar o líder que ele foi para a cidade. Mas o nosso trabalho à frente da prefeitura e o retorno dos balsenses me faz ter a tranquilidade de alguém que cumpriu uma missão pessoal e social com o povo da minha terra”, finaliza, emocionado.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias