Dia D de Vacinação contra a Poliomielite acontece neste sábado (8) em São Luís; veja os locais
Versão nacional da Campanha é realizada desde o dia 27 de maio, com a meta de vacinar mais de 419 mil crianças no Maranhão
A Prefeitura de São Luís realiza, neste sábado (8), o Dia D Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. As salas de vacina das unidades básicas de saúde vão funcionar das 8h às 17h e o posto do São Luís Shopping, das 10h às 16h.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio começou no dia 27 de maio, com a meta de vacinar 65.592 crianças menores de cinco anos, na capital maranhense.
“O Dia D é uma mobilização que acontece em todo o país, visando dar a um número maior de pais a oportunidade de vacinarem seus filhos no sábado. O imunizante está também disponível em dias úteis na rede municipal de saúde e estamos fazendo um trabalho contínuo para ampliar a cobertura vacinal”, declara a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri.
Além da vacina contra a pólio, a população vai poder contar com os demais imunizantes do cronograma de rotina para a atualização do cartão da criança, quando necessário.
A campanha de vacinação contra a poliomielite vai até o dia 14 de junho. Os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identidade e cartão de vacina da criança.
- Público-alvo: crianças menos de 5 anos
- Local: Unidades Básicas de Saúde (UBS)
- Horário: 8h às 17h
- Local: São Luís Shopping (saída E, ao lado dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil)
- Horário: 10h às 16h
- Documentos necessários: cartão de vacinação e documento oficial com foto
No Maranhão
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio vem sendo realizada desde o último dia 27 de maio, indo até o próximo dia 14 de junho.
Crianças que não tenham iniciado ou completado sua vacinação devem aproveitar a campanha para atualizar seu esquema vacinal.
A meta de imunização do Ministério da Saúde é de 95% para crianças abaixo de 1 ano de idade. A campanha visa reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.
Em 2023, houve um aumento na cobertura vacinal dos principais imunizantes do calendário infantil no Maranhão, com a aplicação da poliomielite injetável subindo de 74,37% em 2022 para 85,21%.