Governo do MA se pronuncia sobre obras no Mercado do peixe; comerciantes protestaram nesta terça (11)
Segundo a Agência Executiva Metropolitana, demandas surgidas ao longo das obras causaram alterações do calendário de entrega do local
Na manhã desta terça-feira (11), comerciantes de pescados de São Luís interditaram as duas vias da Avenida Vitorino Freire, em frente ao Mercado do Peixe, no bairro do Portinho, área do Anel Viário, na região do Centro Histórico.
Os tarbalhadores protestaram por mais de duas horas, cobrando a conclusão da obra de revitalização do principal posto de comércio de pescados da capital.
Procurada por O IMPARCIAL, a Agência Executiva Metropolitana (Agem) — responsável pelas obras — esclareceu que as obras no Entreposto Pesqueiro estão em andamento e adiantadas até a finalização. A revitalização deve terminar no próximo mês de julho, segundo a nota.
Confira o parecer da Agem na íntegra:
A Agência Executiva Metropolitana (Agem) informa que a obra do Entreposto Pesqueiro está em andamento, com estágio adiantado para sua conclusão. A previsão de término dos serviços é para o mês de julho, observando que o cronograma pode sofrer adequações.
Andamento da obra
É importante destacar que as alterações no calendário de entrega ocorreram devido a demandas que foram surgindo ao longo da execução dos serviços, obrigando que o projeto passasse por adaptações, comuns neste tipo de obra.Dentre as atualizações, a necessidade de redimensionamento estrutural do piso e fundações, feito com intuito de atender o futuro e intenso fluxo de veículos pesados na região, considerando o tipo de solo sobre o qual o estabelecimento está assentado.
A manifestação da manhã de terça (11) provocou uma série de transtornos no trânsito da região — com o fechamento da Avenida Vitorino Freire, muitos que usam o trecho tiveram problemas para chegar a seus destinos.
O fluxo dos ônibus no Terminal de Integração da Praia Grande ficou paralizado com a manifestação.
Obras no Entreposto Pesqueiro começaram em 2021
Em 2022, o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) — Leônidas Araújo — e o secretário José Antônio Heluy — da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) —, reuniram-se para tratar sobre o Entreposto Pesqueiro.