Trecho da BR-222 é interditado após chuva intensa abrir cratera na pista
A liberação do desvio para a circulação de veículos dependerá diretamente do volume das chuvas na região e da evolução do nível das águas do rio.
As intensas chuvas que atingiram a região causaram estragos significativos ao longo da BR-222, entre os municípios de Santa Inês e Santa Luzia, resultando em transtornos para os condutores neste domingo (14).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), o trecho no km 363, próximo a Santa Inês, está totalmente interditado devido aos danos provocados pelas fortes chuvas.
Crateras se formaram na rodovia, tornando-a intransitável e obrigando o bloqueio completo da pista.
A passagem pelo desvio para veículos, ao lado do trilho do trem, também foi afetada, ficando completamente alagada e sendo fechada para a passagem.
Além disso, a passarela construída nas proximidades foi interditada devido ao aumento do nível das águas, complicando ainda mais a situação para os motoristas.
A liberação do desvio para a circulação de veículos dependerá diretamente do volume das chuvas na região e da evolução do nível das águas do rio.
Durante o período de interdição, a PRF recomenda rotas alternativas mais seguras para os condutores. Para aqueles que estão no noroeste do Maranhão e desejam acessar a região tocantina, a orientação é contornar a Serra do Gurupi em direção ao Pará pela BR-316, seguindo em direção à BR-010 e saindo após a cratera.
Para os motoristas que estão na região da Grande Ilha, a sugestão é seguir em direção ao município de Peritoró pela BR-135, passando pela BR-316.
Ao chegar em Peritoró, o condutor deverá retornar à BR-135 em direção a Presidente Dutra e, em seguida, virar à direita na BR-222, seguindo para Tuntum, Barra do Corda e Grajaú.
A PRF ressalta que, embora essas rotas alternativas possam representar um trajeto mais longo para quem deseja entrar na região tocantina, elas são consideradas mais seguras para a população, dada a situação precária da BR-222 devido às chuvas.