Remadores planejam dar a volta na Ilha de Upaon Açu em caiaque duplo
A aventura deve ser em única remada, feito esse já tentado por alguns remadores.
Os remadores Marcelo Luz e Leilivânia Lima estão planejando superar um desafio e tanto no próximo sábado, dia 20 de abril: realizar a circunavegação da Ilha de Upaon-Açu, de forma ininterrupta, no prazo de até 24 horas.
A aventura deve ser em única remada, feito esse já tentado por alguns remadores.
Essa circunavegação já foi realizada por outros grupos, inclusive de fora do Maranhão, mas nunca em um intervalo de 24 horas.
A volta em única tentativa que se tem registro e de uma equipe em canoa havaiana, que realizou em 3 dias.
Dessa forma, a dupla Leilivânia, de 38 anos, e Marcelo da Luz, de 50 anos, pretende superar os 140 quilômetros em um caiaque duplo, capitaneado por Marcelo. Leilivânia é economista, natural do Piauí, mas mora em São Luís há alguns anos.
Ela é praticante de canoagem desde 2018, tendo a canoagem oceânica como uma grande paixão. Desde então tem realizados várias expedições pelo Maranhão e Nordeste.
As rotas mais praticadas foram no parque dos Lençóis Maranhenses, Rio Preguiças, Travessia para Alcântara, Volta da ilha do Curupu, Volta da Ilha de Tauá Mirim, Costas dos Corais, Recôncavo Baiano, Canions do Rio São Francisco, volta da Ilha do Medo e seu principal local de prática é o Rio Paciência e os Mangues da Raposa.
Recentemente, Leilivânia fez a circunavegação da Ilha de São Luís solo, onde completou a volta em aproximadamente três dias.
Marcelo da Luz, é Engenheiro Mecânico, gaúcho, praticante de canoagem olímpica de velocidade desde os 14 anos, onde em 1996 participou de uma expedição da Colômbia até Manaus, seguindo pelo Rio Amazonas.
Marcelo remou por diversos rios na região amazônica. Em destaque, em 2011 realizou com o amigo Romeu Chala a descida de Manaus a Belém, em 24 dias, por 1600 km no mesmo caiaque duplo que agora espera realizar a circunavegação com Leilivânia.
Marcelo mora em SLZ ha dois anos. “Desde então, tem treinado intensivamente para adquirir habilidades para remar em mar, coisa que é muito diferente de remar em rio”, explicou.
Sobre a circunavegação da Ilha de Upaon-Açu, a estratégia é unir o conhecimento das condições da região e mar que Leilivânia possui com as habilidades e técnicas de Marcelo Luz em remadas longas com ritmos compassados e orientação para o devido deslocamento.
“Basicamente, esta é a receita que a gente utilizará para cobrir os 140 km da circunavegação da Ilha de Upaon-Açu em até 24 horas”, destacou Leilivânia.
PROGRAMAÇÃO
– Concentração no Balanço de Perfis, na praia em frente ao forte de Santo Antônio, no Espigão, as 4:30h da manha
– Saída dia 20 de abril as 5:00h da Manha na Ponta do Espigão da Ponta de Areia
– Passagem por Ribamar, entre 10h e 12h do dia 20- Passagem pela Ponte dos Mosquitos por volta de 17h a 19h
– Previsão de Chegada no Espigão Ponta de Areia 22h a 24h do dia 20
Telefone de contato- Marcelo da Luz (92) 991592597 e Leilivânia Lima (98) 98190-2843