Qualifica Maranhão em Imperatriz capacita gestores municipais para os desafios finais do mandato
Dessa vez, nos dias 22 e 23 de abril, Imperatriz recebeu mais uma edição do evento, promovido pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) com o intuito de capacitar os gestores municipais para enfrentar os desafios do último ano de mandato.
O Qualifica Maranhão continua levando mais conhecimento para todo o Maranhão. Dessa vez, nos dias 22 e 23 de abril, Imperatriz recebeu mais uma edição do evento, promovido pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) com o intuito de capacitar os gestores municipais para enfrentar os desafios do último ano de mandato. O presidente da Famem, Ivo Rezende, esteve presente na mesa de abertura, juntamente com especialistas e autoridades, para abordar temas como Lei de Transição de Mandato, Legislação Eleitoral e Responsabilidade Fiscal.
“Fomos muito bem recebidos nessa terra hospitaleira, acolhedora, que é Imperatriz, dando continuidade a esse programa tão importante, que em 2024 pretende levar para todas as regiões temas importantes que vão auxiliar os gestores no último ano de suas administrações“, disse o presidente da Famem, Ivo Rezende.
O Qualifica Maranhão é fruto de uma parceria entre a Famem, o Ministério Público do Maranhão (MPMA), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Escola de Governo e Administração Pública do Maranhão (EGMA), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Univimar, UVCM e a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). Essa cooperação entre diversas instituições é essencial para o sucesso do programa.
Destacaram-se na programação as palestras “Entre urnas e campanhas: a importância das eleições para garantir a democracia”, ministrada por Miltinho Aragão, diretor-geral da Famem, e “Transição de gestão e transparência”, conduzida pela palestrante Nahyma Abas, promotora de justiça e coordenadora do CAO-PROAD da improbidade administrativa.
A regional Imperatriz abrange uma extensa lista de municípios, incluindo Açailândia, Arame, Amarante do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Campestre do Maranhão, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Édison Lobão, Imperatriz, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, Senador La Roque, Sítio Novo e Vila Nova dos Martírios.
O Qualifica Maranhão também passará por outras regiões, como Pinheiro, Santa Inês, Balsas e a “grande regional”, com encontro em Peritoró, contemplando todos os 217 municípios maranhenses até julho deste ano.”