Destaque

Professor de matemática da rede estadual do Maranhão está entre os melhores do país

Integrante da rede estadual de educação, o professor Rubens Lopes Netto é finalista na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr).

Reprodução

Rubens Lopes Netto, um professor da rede estadual de educação, alcançou a posição de finalista na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), destacando-se entre 600 participantes de todo o Brasil.

Agora, com apenas 19 finalistas restantes, a expectativa é alta, já que os 10 professores com as melhores práticas de ensino da matemática serão premiados com uma viagem de intercâmbio técnico e cultural à China.

O Brasil, embora tenha um desempenho modesto em avaliações internacionais de matemática, como evidenciado pelo 65º lugar no ranking de 81 países no último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), possui uma comunidade de matemáticos e educadores de destaque global, classificando-se no nível 5 da Internacional Mathematical Union (IMU).

A iniciativa para a OPMBr surgiu de uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em resposta aos desafios enfrentados no ensino da matemática.

Agora, chegou a hora de reconhecer os vencedores nas categorias ouro, prata e bronze, com um evento online marcado para o dia 27 de março.

PAIXÃO PELA MATEMÁTICA E RECONHECIMENTO

Rubens Lopes Netto, um professor do Maranhão, demonstrou sua paixão pela matemática desde jovem, influenciado pelo pai, que também era professor da disciplina.

Essa paixão o motivou a inspirar seus alunos no Centro de Ensino Deputado Júlio Pires Monteles, localizado em Anapurus, no interior do estado.

Ao longo de sua carreira, Rubens tem recebido reconhecimento por seus esforços na educação, ajudando muitos alunos maranhenses a conquistarem medalhas em competições matemáticas, incluindo a prestigiada Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

PREMIAÇÃO E RECONHECIMENTO NACIONAL

A premiação da OPMBr contemplará 48 professores na categoria bronze, 9 na categoria prata e 10 na categoria ouro.

Os 10 professores da categoria ouro terão a oportunidade única de participar de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai, na China, em outubro, visitando o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China.

Adauto Caldara, membro do conselho Gestor da Olimpíada, enfatiza a importância de reconhecer e valorizar iniciativas de sucesso no ensino da matemática em todo o país, visando melhorar a qualidade do ensino da disciplina e, consequentemente, a posição do Brasil no cenário mundial.

Além da premiação, está prevista a realização de 50 workshops em 50 cidades, com a participação dos professores premiados, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos professores participantes envolveu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho em sala de aula e uma entrevista, que contou com avaliadores de destaque, como o professor Cristovam Buarque, membro do Conselho Acadêmico da OPMBr.

Com o compromisso de valorizar e promover o ensino da matemática em todo o país, iniciativas como a OPMBr desempenham um papel crucial na formação de uma nova geração de estudantes apaixonados por números e na elevação do Brasil no cenário internacional da educação matemática.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias