esporte

Curiosidades: quais são as regras do futebol

Para garantir que o jogo seja justo, emocionante e seguro para atletas, torcedores ou para quem aposta, é sempre importante conhecer quais são as regras do futebol.

As regras são estabelecidas e mantidas pela International Football Association Board (IFAB), (Foto: Riccardo / Pexels)

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, jogado e apreciado por milhões de pessoas em todos os cantos do planeta. Para garantir que o jogo seja justo, emocionante e seguro para atletas, torcedores ou para quem aposta, é sempre importante conhecer quais são as regras do futebol.

Estas regras são estabelecidas e mantidas pela International Football Association Board (IFAB), que é a autoridade máxima responsável por definir e revisar as regulamentações do futebol.

Embora as regras básicas do futebol sejam amplamente conhecidas em todo o mundo, pequenas variações e interpretações podem ocorrer dependendo da competição, da federação nacional ou das diretrizes da FIFA.

As regras são estabelecidas e mantidas pela International Football Association Board (IFAB), (Foto: Riccardo / Pexels)

Mesmo com esses detalhes, a essência do jogo permanece a mesma em qualquer canto do mundo, proporcionando uma experiência única e apaixonante.
Objetivo do jogo
O objetivo principal do futebol é marcar gols. Um gol é marcado quando a bola atravessa completamente a linha de gol, entre as traves e sob a trave transversal, a menos que uma infração tenha sido cometida pela equipe atacante.

Campo de jogo

O campo de jogo de futebol é retangular e deve ter entre 90 e 120 metros de comprimento e entre 45 e 90 metros de largura. Nas extremidades do campo, encontram-se as balizas, que consistem em duas traves verticais separadas por uma trave horizontal.

A área de gol é marcada em frente a cada trave, e uma grande área é desenhada em torno de cada uma das balizas.

Número de jogadores

Cada equipe de futebol é composta por 11 jogadores, incluindo um goleiro. Uma equipe pode ter jogadores substitutos à disposição no banco, que podem entrar em campo durante o jogo. Desde a pandemia do Covid-19, o máximo de substituições nas partidas oficiais é de cinco jogadores.

Duração da partida

Uma partida de futebol é dividida em dois tempos iguais, oficialmente com 45 minutos cada, e um intervalo de 15 minutos descanso no meio. O árbitro é responsável por controlar o tempo de jogo e por adicionar tempo extra no final de cada período, conhecido como acréscimos, para compensar paradas de jogo, como lesões ou substituições.

Em competições eliminatórias, pode haver a necessidade de um tempo adicional, a prorrogação, para impedir que a partida termine empatada. Neste caso, são acrescidos mais dois tempos de 15 minutos cada. Caso o empate persista, a partida pode ser decidida numa disputa de pênaltis, um dos momentos mais emocionantes para os torcedores e quem faz apostas em esportes.

Árbitro

O árbitro é a autoridade máxima da partida e o principal conhecedor de quais são as regras do futebol. As decisões do árbitro são finais e devem ser respeitadas por todos os participantes do jogo, incluindo jogadores, técnicos e torcedores.

Junto com ele, há os auxiliares (também conhecidos como bandeirinhas), que estão posicionados nas laterais dos campos e observando o posicionamento dos times em ataque, e o quarto árbitro, que fica próximo ao banco de reservas.

Nos últimos anos, as principais competições adotaram também o recurso do VAR (Video Assistant Referee), que é um árbitro que acompanha os lances da partida pela TV e auxilia o árbitro em campo em lances polêmicos.
Regras básicas do jogo

● Bola em jogo e fora do jogo: a bola está em jogo durante a maior parte da partida, exceto quando ultrapassa completamente as linhas laterais ou de fundo do campo.

● Faltas e infrações: existem várias faltas e infrações no futebol, como o toque de mão, falta por trás, falta violenta, entre outras. Quando ocorre uma falta, o árbitro pode conceder um tiro livre direto, um tiro livre indireto ou, em casos graves, mostrar cartões amarelos ou vermelhos aos jogadores infratores.

● Tiro de meta: quando a bola atravessa completamente a linha de fundo após ser tocada por um jogador atacante, um tiro de meta é concedido à equipe defensora. O goleiro pode chutar a bola de qualquer lugar dentro da pequena área.

● Escanteio: quando a bola atravessa completamente a linha de fundo após ser tocada por um jogador defensor, um escanteio é concedido à equipe atacante. O tiro de canto é cobrado a partir do quarto de círculo mais próximo do local onde a bola saiu.

● Impedimento: o impedimento acontece quando um jogador do time que está atacando se posiciona à frente do último jogador (à exceção do goleiro) de defesa do outro time. Em caso de impedimento, o árbitro concede um tiro livre indireto para a equipe adversária.

● Pênalti: qual é a regra do futebol que gera mais polêmica? Com certeza é o pênalti. Ele é concedido quando uma falta é cometida pelo time adversário dentro da área. Neste caso, o time que atacava tem a oportunidade de chutar em direção ao gol a partir do centro da grande área, enquanto apenas o goleiro adversário defende.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias