MAIS DIGNIDADE

Centro Ninar completa oito anos de assistência à população

naugurado em 2016, Centro oferta tratamento especializado às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e transtorno neuropsicomotores

foto: reprodução

Moradora do município de São Bernardo, Lara Vitória, 4 anos, diagnosticada com Síndrome de Down, teve nesta quinta-feira (14), seu primeiro atendimento no Centro de Referência, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que completou oito anos de assistência em saúde à população.

A criança foi acolhida no Centro Ninar pela fonoaudióloga Thames Lobo, que realizou sessão para desenvolvimento da fala, além de estímulos cognitivos e visuais. A mãe da pequena Lara, a dona de casa Ana Cristina Silva Sousa, 47 anos, acompanhou a filha na primeira consulta.

“A expectativa creio que são muito boas, porque muitas pessoas já me falaram que as crianças que são atendidas aqui têm um desenvolvimento muito bom”, contou.

Em oito anos de funcionamento, o Centro Ninar contabilizou 820.897 atendimentos. Do total, os procedimentos multidisciplinares somaram 261.199; as consultas multidisciplinares chegaram a 244.073; procedimentos de enfermagem, 124.455; consultas médicas, 42.669; Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT) foram 21.784; atendimento para diagnóstico em fonoaudiologia, 121.531, além de 2.453 diagnósticos em oftalmologia e 2.733 exames complementares.

A coordenadora da rede materno-infantil da SES, Tércia Carvalho, destacou o comprometimento dos profissionais como ponto importante para os avanços conquistados ao longo dos oito anos da unidade de saúde.

“A qualidade e a humanização do atendimento ofertado no Centro Ninar refletem as práticas recomendadas pela gestão estadual. Importante ressaltar que buscamos fortalecer esse tipo de atendimento humanizado para que os pacientes e acompanhantes visualizem toda a estrutura, desde a portaria, limpeza, até chegar aos profissionais da equipe multidisciplinar e médica”, pontua Carvalho. 

A  fisioterapeuta Adriana Aroucha, supervisora da equipe multidisciplinar, expressou a alegria em integrar a equipe do Centro Ninar. “A gente tem uma alegria muito grande de estar aqui celebrando oito anos e prestando um serviço de qualidade. As equipes trabalham os dois turnos para que os filhos de vocês possam sonhar, junto conosco e com vocês familiares, cada vez mais alto. Cultivamos e desenvolvemos com eles novas habilidades”, afirmou.

A unidade oferece ainda serviços de reabilitação de crianças em fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, além de procedimentos multidisciplinares que auxiliam no desenvolvimento físico, mental e educacional de pacientes. Com sessões terapêuticas, sensoriais, cognitivas e visuais, as atividades são realizadas por profissionais especializados em espaços adequados. 

Representando o Instituto Acqua, a supervisora técnica Alana Sousa parabenizou os profissionais da unidade pelo trabalho realizado. “Hoje, só temos a agradecer por esse serviço. Observamos a alegria no rosto de cada pai, de cada mãe, o quanto os seus filhos são bem atendidos por esses profissionais”.

A celebração contou o tradicional corte do bolo e teve a participação das equipes da unidade, convidados, acompanhantes e pacientes. A programação comemorativa também foi marcada pelo sorteio de brindes para acompanhantes e pacientes.

Tratamento especializado

Inaugurado em 2016, o Centro Ninar oferta tratamento especializado às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e transtorno neuropsicomotores. Há, também, consultas médicas em pediatria, neurologia, geneticista, ortopedia e oftalmologia, procedimentos multidisciplinares, exames de tomografia, encefalograma e audiologia, além de diagnósticos em oftalmologia e fonoaudiologia.

São ofertados pela unidade, serviços de reabilitação em fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Os procedimentos multidisciplinares disponíveis no Centro Ninar auxiliam no desenvolvimento físico, mental e educacional de pacientes, com sessões terapêuticas, sensoriais, cognitivas e visuais. As atividades são realizadas por profissionais especializados em espaços adequados. O Centro Ninar é gerenciado pelo Instituto Acqua.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias