RELIGIOSIDADE

Quarta-feira de Cinzas: qual a origem e significado da data que abre a Quaresma

Quarta-feira de Cinzas remonta o tempo que Jesus passou 40 dias em jejum no deserto, enfrentando tentações

Quarta-Feira de Cinzas marca o fim do Carnaval – (foto: Pixabay)

O fim do Carnaval, a festa mais emblemática do Brasil, marca o início de um período de reflexão e penitência para os cristãos em todo o mundo: a Quarta-Feira de Cinzas. Neste ano, a data que marca o início da Quaresma cai em 14 de fevereiro.

A Quarta-Feira de Cinzas é o marco que antecede a celebração da Páscoa, símbolo máximo da ressurreição de Jesus Cristo na tradição cristã. Esse dia ocorre 40 dias antes da Páscoa é uma reminiscência do tempo em que Jesus passou 40 dias em jejum no deserto, enfrentando tentações.

Origem da Quarta-Feira de Cinzas

A origem da data remonta aos primórdios do Cristianismo, quando a Igreja Católica estabeleceu 40 dias de preparação para a Páscoa durante o Concílio de Niceia, em 325 d.C. Esse período, conhecido como Quaresma, era inicialmente um tempo de jejum e penitência em preparação para a celebração da ressurreição de Cristo.

A tradição de utilizar as cinzas provém dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Segundo a tradição católica, os ramos guardados no ano anterior são queimados e abençoados durante a missa da data.

Práticas de penitência e reflexão

Durante a Quaresma, os cristãos se dedicam a práticas de penitência e reflexão, na preparação espiritual para a Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas, tornou-se uma ocasião simbólica onde fiéis recebem cinzas sobre suas cabeças como um lembrete da brevidade da vida e da necessidade de arrependimento.

Enquanto recebem as cinzas, o sacerdote pronuncia as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Das cinzas vieste, às cinzas retornarás”. Elas trazem o significado da Quaresma e convida os fiéis a abandonarem prazeres mundanos em favor de uma vida mais próxima a Deus.

fonte: ndmais.com.br

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias