Dados

Censo 2022: Brasil tem mais templos religiosos do que escolas e unidades de saúde

Segundo detalhamento do Censo 2022, do total de endereços, 579,8 mil são relativos a finalidades religiosas.

Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados nesta sexta-feira (2) revelando que o Brasil possui mais estabelecimentos religiosos do que unidades de saúde e escolares combinadas.

De acordo com o Censo 2022, dos 111,1 milhões de endereços mapeados, 579,8 mil são destinados a finalidades religiosas, abrangendo diversas crenças, como igrejas, sinagogas, templos, centros espíritas e terreiros.

Em contrapartida, os estabelecimentos de ensino somam 264,4 mil, enquanto os de saúde totalizam 247,5 mil.

O levantamento considera a finalidade de uso do imóvel, destacando que, por exemplo, uma escola católica é classificada como uma unidade de educação, não como um local religioso, e o mesmo se aplica a hospitais mantidos por instituições religiosas.

Dos endereços mapeados, 90,6 milhões são domicílios particulares, representando 81,5% do total, seguidos por 11,7 milhões destinados a “outras finalidades”, como lojas, bancos, prédios públicos e shoppings.

Os dados foram coletados por recenseadores durante visitas aos 5.568 municípios brasileiros, utilizando georreferenciamento para identificar a localização precisa e a finalidade de cada endereço.

O IBGE destaca a importância dessas informações detalhadas para a elaboração de políticas públicas e pesquisas acadêmicas, permitindo a análise precisa da distribuição da população, além de identificar a localização e influência de unidades de saúde em determinadas localidades.

Os dados estão disponíveis ao público em mapas interativos no site do IBGE, por meio da Plataforma Geográfica Interativa e do Panorama.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias