RANKING NACIONAL

Maranhão tem segunda menor taxa de desemprego

Os dados apontam que o estado do Maranhão foi o segundo do Brasil que obteve a segunda menor taxa de desemprego, ficando atrás apenas do estado de São Paulo

(foto: divulgação)

O Brasil atingiu um recorde de 100,2 milhões de trabalhadores ocupados no terceiro trimestre de 2023, o maior número da série histórica iniciada em 2012, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa um crescimento de 0,9% em relação ao trimestre anterior.

Os dados apontam que o Maranhão foi o segundo estado brasileiro que obteve a segunda menor taxa de desemprego, ficando atrás apenas do estado de São Paulo na queda dos índices de desocupação registrados nos três primeiros meses do ano.

No Maranhão, a taxa de desocupação caiu de 8,8% para 6,7%, enquanto em São Paulo a taxa saiu de 7,8% para 7,1%. O estado do Acre também figura entre os três estados brasileiros que acompanharam a retração nos índices de desempregos, saindo de 9,3% para 6,2% no índice de desocupação.

(foto: divulgação)

Onde estão esses postos de trabalho?

O mais recente Guia Para Recém-Formados do LinkedIn destaca as áreas que mais cresceram em contratações entre os recém-formados com diploma de bacharel. Em primeiro lugar está a área da educação, com taxa de crescimento de 24,7%, seguido da área jurídica com 22,2%. O ranking segue com um aumento de 15,6% para área de serviços comunitários; 9,5% nos serviços de segurança e defesa e 8,9% na gestão de produtos. “O mercado de trabalho e a oferta de vagas vão continuar aquecidos. A procura por profissionais de medicina veterinária e especialistas na área de tecnologia da informação (TI) também tem crescido, conforme mostram os números”, completa o professor de Negócios e Gestão da Wyden, Alberto Guerra.

De acordo com dados recentes do Instituto Pet Brasil (IPB), o faturamento da área de medicina veterinária em 2022 chegou a R$60,2 bilhões, um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior. E a quantidade de vagas de emprego na área de TI aumentou 79,6% entre janeiro e outubro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento foi divulgado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE).

O número de estagiários no país em 2023 também cresceu 30% em relação a 2022. Segundo dados do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ao todo, 43 mil estudantes estagiam em empresas brasileiras. Dentre as áreas mais demandadas, estão direito, administração e ciências contábeis: “A faculdade é uma porta para o mercado de trabalho e também para o desenvolvimento de competências essenciais para o crescimento profissional”, comenta Jairo Santana Nascimento, diretor geral da Facimp Wyden.

Em Imperatriz, as áreas que mais demandam são: Direito, Odontologia e Medicina Veterinária. Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) credenciou a Facimp Wyden com nota máxima (5). O resultado foi obtido após a instituição passar por uma rigorosa visita de avaliação, conduzida por uma comissão de avaliadores do órgão regulador.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias