Literatura

Livro ‘Tambores’ está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2023

A cerimônia da 65ª premiação acontece nesta próxima terça-feira (5), no Theatro Municipal de São Paulo.

O livro ‘Tambores’, inspirado em romances históricos marcantes da literatura maranhense, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2023 (Foto: Divulgação).

O livro ‘Tambores’, inspirado em romances históricos marcantes da literatura maranhense, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2023. A obra, que representa o Maranhão na categoria Eixo Inovação – Fomento à Leitura, foi desenvolvida pelo Foto Clube Poesia do Olhar. A cerimônia da 65ª premiação acontece nesta próxima terça-feira (5), no Theatro Municipal de São Paulo.

O livro Tambores, que integra o projeto ‘São Luís sob a Luz dos Tambores’ e conta com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Casa de Cultura Josué Montello, ganhou destaque no cenário literário brasileiro ao reinterpretar, por meio da fotografia, ‘Os Tambores de São Luís’, de Josué Montello. De abordagem singular e com um trabalho de 19 fotoclubistas, a obra consegue conectar literatura, fotografia e reflexão sobre questões sociais.

A iniciativa do Foto Clube Poesia do Olhar, iniciada em 2019, contou com estudos, diálogos e debates, confrontando ideias não apenas com base no romance, mas também diante de eventos recentes que mobilizaram a opinião pública sobre questões de negritude.

Integrante da Coordenação do ‘São Luís sob a Luz dos Tambores’, Adriano Almeida ressaltou o quanto a Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Maranhão foi importante no enriquecimento da produção cultural, no fortalecimento da identidade local e na ampliação do acesso das comunidades, o que inclui a doação de unidades à Rede Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias.

“A Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Maranhão foi fundamental para que o projeto ganhasse a projeção que tomou, sobretudo por dar condições para que a obra alcançasse a tiragem de 1.000 exemplares em excelente apresentação gráfica. Ela também permitiu que fosse estruturada a exposição das fotografias que circularam em reexibições em diversos espaços públicos de São Luís”, destacou Almeida.

Considerando a visibilidade proporcionada pelo Prêmio Jabuti, Adriano fala sobre o livro Tambores como uma nova oportunidade para o reposicionamento do Maranhão no ecossistema intelectual e sociocultural brasileiro.

“O retorno do Maranhão ao Prêmio Jabuti reacende a trilha aberta por grandes artistas que acessaram este caminho, como os poetas Salgado Maranhão e Ferreira Gullar. Neste momento, ainda não estamos como prêmio principal, mas já estamos exultantes em figurar entre as iniciativas que deixam um legado para a cultura nacional”, disse o fotoclubista.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias