centenário

Testemunhas de Jeová: 100 anos de educação e ensino no Brasil

Serviço voluntário com valiosa contribuição à comunidade completa um século de atividade no país.

Localizada inicialmente no Rio de Janeiro, desde 1980 está estabelecida em Cesário Lange, no estado de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Em 2023, a sede das Testemunhas de Jeová no Brasil comemora seu centenário.

Localizada inicialmente no Rio de Janeiro, desde 1980 está estabelecida em Cesário Lange, no estado de São Paulo.

O complexo atual, conhecido como “Betel”, abriga mais de mil voluntários que residem e trabalham no local. Destaque para o comprometimento desses voluntários na produção de materiais de educação bíblica e social, tornando a sede um dos maiores parques gráficos da região.

Com foco na produção de materiais para educação bíblica e social, o Betel do Brasil é um centro vital que traduz, imprime e distribui publicações para quase toda a América do Sul, alguns países da América Central e da África.

A gráfica possui duas impressoras de alta velocidade, gerando mais de 400 mil revistas por hora, incluindo a renomada revista A Sentinela, publicada em português desde 1923 (em inglês, desde 1879).

Essa revista tem uma das maiores tiragens globalmente, sendo traduzida para 413 idiomas. Além disso, a sede também se destaca por produzir conteúdos em braile-português e vídeos para a comunidade surda.

O comprometimento desses voluntários na produção de materiais de educação bíblica e social. (Foto: Divulgação)

Em 2022, foi lançada a Bíblia na Língua Brasileira de Sinais (Libras), marcando a terceira tradução completa em língua de sinais no mundo.

A atuação da sede não se limita à produção de material, estendendo-se a um serviço educacional inclusivo para toda a população.

Testemunhas de Jeová em todo o país oferecem estudos bíblicos gratuitos e, quando necessário, aulas de alfabetização. Carmen Santos, voluntária na sede há 50 anos, compartilha o gratificante é participar desse trabalho, observando o impacto positivo das palavras da Bíblia na vida das pessoas.

As instalações atuais, que completam 43 anos, passam por uma reforma significativa, atraindo voluntários de todo o país para contribuir nesse processo.

A sede, aberta ao público, recebe mensalmente até 12 mil visitantes de diversas partes do país.

Além da gráfica, os visitantes têm a oportunidade de explorar duas exposições, em “A Bíblia – O Livro e Seu Autor”, pode entender como a Bíblia chegou aos dias atuais, enquanto a exposição histórica “Herança” detalha a trajetória das Testemunhas de Jeová no Brasil.

Para fazer uma visita guiada, agende gratuitamente um dia e horário no site jw.org, na aba “Quem Somos”, seção “Visitas a Betel”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias