Nova Ferramenta

Busca do Google lança inteligência artificial generativa no Brasil

O sistema pode ser acessado por meio de um ambiente teste do Google, o Search Labs.

O Google anunciou a chegada ao Brasil da Experiência de Pesquisa Generativa no Brasil. (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (8), o Google lançou uma nova ferramenta de inteligência artificial chamada Experiência Generativa de Pesquisa (ou SGE), que agora está disponível em português.

Essa nova abordagem permite que, ao realizar uma pesquisa por um determinado termo, em vez de simplesmente apresentar uma lista de links, a plataforma gera um resumo mais “natural e intuitivo” do tema pesquisado.

Os usuários podem acessar esse sistema por meio do ambiente de teste do Google chamado “Search Labs”, que é um novo programa que permite às pessoas testar e experimentar tecnologias e recursos de busca antes de sua implementação completa.

Por exemplo, se um usuário pesquisar “como ingressar em um time de futebol feminino?”, a inteligência artificial generativa apresentará um resumo das possíveis questões relacionadas ao assunto, além de indicar links para sites confiáveis que tratam do tema.

O SGE desempenha um papel importante ao facilitar o processo de pesquisa do usuário, oferecendo resumos gerados rapidamente por inteligência artificial, um modo de pesquisa conversacional para explorar informações de forma mais interativa e resultados de links confiáveis.

Bruno Pôssas, vice-presidente de Engenharia do Google, destaca a responsabilidade e o cuidado com que a IA generativa foi incorporada ao sistema de busca: “Ao trazer IA generativa para o nosso sistema de busca, fizemos um grande esforço para desenvolver uma experiência responsável e cuidadosa. Projetamos essas novas experiências para destacar e chamar a atenção para o conteúdo na web, facilitando o acesso a mais links e a uma ampla gama de fontes de informação.”

No momento, a ferramenta está disponível apenas para desktop, por meio do navegador Chrome do Google. Para ativá-la, os usuários precisam clicar no ícone “Labs”. Na próxima semana, o acesso será gradualmente habilitado no aplicativo Google disponível para sistemas Android e iOS.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias