quarto mês seguido

Brasil registra recorde da temperatura média, segundo Inmet

Em outubro, a temperatura média registrada foi de 26,4°C.

O Inmet prevê que o ano de 2023 será o mais quente desde a década de 60. (foto: reprodução)

A temperatura média no Brasil alcançou um novo recorde pelo quarto mês consecutivo em outubro, com um desvio superior a 1 grau Celsius (°C) em relação à média histórica, conforme apontado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No último mês, a temperatura média registrada foi de 26,4°C, 1,2°C acima da média histórica de 25,2°C para outubro.

O Inmet destacou que, dentre os quatro meses mais quentes deste ano, setembro apresentou o maior desvio desde 1961, com 1,6ºC acima da climatologia de 1991/2020. Agosto registrou uma temperatura média de 24,3°C, 1,4°C acima da média histórica, enquanto julho teve uma média observada de 23°C, mais de 1°C acima da média histórica.

Esses meses foram caracterizados por calor extremo em diversas regiões do país e eventos de onda de calor, atribuídos aos impactos do fenômeno El Niño, que aquece acima da média as águas do Oceano Pacífico Equatorial, favorecendo o aumento da temperatura.

O Inmet prevê que o ano de 2023 será o mais quente desde a década de 60, alinhando-se com as perspectivas de outros órgãos de meteorologia internacional. A tendência de altas temperaturas em todo o mundo é prevista até novembro.

Em resposta ao calor persistente, o Inmet emitiu um alerta de onda de calor para o interior do Brasil, válido até pelo menos a próxima sexta-feira (10).

O aviso de nível amarelo indica perigo potencial, sendo emitido quando a previsão aponta temperaturas 5ºC acima da média por dois a três dias consecutivos.

O instituto alerta que as temperaturas máximas, especialmente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, podem superar os 42°C nos próximos dias, com a expectativa de que o calor intenso persista até meados da próxima semana, sujeito a atualizações conforme a evolução do fenômeno.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias