Sisteminha e Sistemas Agroflorestais são tema de dia de campo em Newton Bello
O evento tem o patrocínio do Fundo Amazônia, Sebrae, BNDES e Embrapa
Neste dia 15 de agosto, das 8h às 12h, a Embrapa Cocais e parceiros vão realizar dia de campo em Governador Newton Bello, na propriedade do produtor Deuzimar Lima da Silva, que aplica as tecnologias da Embrapa Sisteminha e Sistemas Agroflorestais – SAFs. O pesquisador Luiz Carlos Guilherme vai falar sobre a instalação do Sisteminha e o analista Carlos Eugênio Vitoriano Lopes, sobre os SAFs, para técnicos, estudantes e agricultores. Ambas as tecnologias são sustentáveis do ponto de vista social, econômico e ambiental e vêm contribuindo para a transformação do meio rural maranhense.
O Sisteminha é uma tecnologia sustentável de produção de alimentos em pequenos espaços que vem contribuindo para a erradicação da fome no Brasil e em outros países, especialmente da África e América do Sul. Permite a famílias de baixa renda ou em situação de pobreza conquistar a soberania alimentar e nutricional em menos de sete meses. Em quintais de tamanho entre 100 e 1,5 mil metros quadrados em áreas urbanas, periurbanas e rurais, o Sisteminha expressa toda sua versatilidade. Produz peixes, ovos e carne de galinhas e codornas, suínos, porquinhos-da-índia, grãos, legumes, frutas, hortaliças, húmus de minhoca e composto orgânico. O Sisteminha utiliza a piscicultura intensiva como motor de um sistema integrado de produção em pequenos tanques rústicos construídos com materiais encontrados na localidade para redução de custos.
Os Sistemas Agroflorestais – SAFs são tecnologias desenvolvidas na Embrapa no Maranhão que otimizam o uso da terra com produção diversificada de alimentos numa mesma área. Integram árvores, culturas agrícolas, plantas forrageiras e, às vezes, animais, de maneira simultânea ou sequencial com impactos sociais, econômicos e ambientais bastante positivos. Um sistema agroflorestal, bem planejado, com espécies selecionadas e com as atividades de implantação, manutenção e colheita organizadas, gera produtos e receitas a cada ano. Por exemplo, produz milho, macaxeira, banana, nos primeiros anos; e cupuaçu, açaí, acerola e taperebá nos anos seguintes.
O evento tem o patrocínio do Fundo Amazônia, Sebrae, BNDES e Embrapa e ainda dos Ministérios do Desenvolvimento Social. Família e Combate à Fome, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Agricultura e Pecuária. São parceiros o Governo do Estado do Maranhão por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar – SAF e a Prefeitura de Governador Newton Bello.