DIA DA AMAZÔNIA

Coletivo de mulheres cicloativistas promovem ações para marcar a data em São Luís

A iniciativa é da Pedal das Minas, em parceria com o MST e Comissão de Promoção da Igualdade Racial/OAB-MA e apoio da Amazônia Passa Aqui

(foto: divulgação)

No mês de setembro a Pedal das Minas, em parceria com o Amazônia Passa Aqui, promove o projeto Cidade em Movimento pela Floresta com objetivo sensibilizar e articular a pauta da agenda urbana e ambiental em São Luís, visando a cooperação em ações com foco nas eleições municipais em 2024 e na 30ª Conferência das Partes em 2025. A ideia da ação é debater sobre direito à cidade, mobilidade por bicicleta e preservação da floresta em meio urbano. Para isso, a coletiva vai realizar o Seminário Cidade em Movimento pela Floresta no Dia da Amazônia (05/09), às 14h, no prédio da OAB Maranhão.

As coordenadoras do projeto, Jaana Pinheiro e Marcella Medeiros, acreditam que ações como essa são importantes para unir os movimentos sociais e os ativistas ambientais da cidade para incitar o debate sobre os impactos negativos dos problemas ambientais nas vidas de povos e comunidades tradicionais.

“Essa é uma oportunidade de reunir movimentos dos meios rural e urbano, falar sobre suas lutas e causas e reconhecer sua identidade de cidade Amazônica. Queremos conectar os mais diversos ativistas socioambientais (indígena, quilombola, ribeirinho, extrativistas, populações periféricas, cicloativistas, etc) para falar sobre os desafios para garantir o direito à cidade e, principalmente, chamar atenção do Poder Público as Instituições de Justiça”, destacam.

Para participar do Seminário, basta acessar o link da bio no instagram da @pedaldasminasslz.
Além dessas ações, o grupo também vai promover uma formação online e gratuita na sexta-feira (1), às 19h, com objetivo de capacitar os grupos e movimentos sociais, além de ativistas ambientais e influencers da cidade. O objetivo é fornecer estratégias para engajar conteúdos com pauta política e ambiental nas redes sociais. Para participar, basta acessar o instagram @pedaldasminasslz.

(foto: divulgação)

Dia da Amazônia

No Brasil, nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Maranhão. Para muitos o fato do Maranhão fazer parte da Amazônia ainda causa estranheza, uma vez que o Estado abriga parcialmente o bioma amazônico.

Mas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na atualização divulgada em 2021, o Maranhão é o Estado com o maior número de municípios na Amazônia Legal: 181 – dos 217 -, ou seja, 79,3% do seu território.

O mês de novembro de 2022 teve a segunda pior marca de desmatamento na Amazônia Legal na série histórica monitorada pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) desde 2015. Por isso, o Dia da Amazônia é uma data para mobilização e articulação de grupos e movimentos sociais em prol da defesa da Amazônia.

Pedal das Minas

A Pedal das Minas São Luís é uma coletiva de cicloativistas que, desde 2017, incide e discute sobre a cidade a partir da perspectiva da mobilidade urbana e do recorte de gênero, utilizando a bicicleta como instrumento para promover o empoderamento e a apropriação dos espaços públicos por mulheres. O grupo incentiva o apoio mútuo entre mulheres em prol do uso da bicicleta, além de incidir ativamente na construção da inserção de mecanismos que favoreçam a mobilidade por bicicleta.

A atuação do coletivo ocorre em dois eixos:

(1) na promoção da independência e autonomia de mulheres no uso da bicicleta nas ruas, por meio de encontros, oficinas e pedaladas passeio e de acompanhamento de trânsito.
(2) na incidência por políticas públicas de mobilidade urbana para reivindicar ambientes mais seguros para pedalar, com o desenvolvimento de pesquisas sobre as demandas de ciclistas, da atuação na discussão de intervenções e políticas públicas, em espaços institucionais e junto à sociedade civil.

Programação:

Roda de Conversa
● Grupos de Trabalho
● Exibição da websérie “Caminhos das Pretas” que possui 3 episódios com objetivo de retratar por meio de depoimentos e percepções de integrantes do projeto Caminhos das Pretas, a experiência das mulheres, em especial as mulheres negras, na cidade e os impactos negativos do racismo ambiental e das mudanças climáticas nas suas vidas são agravados pela desigualdade de gênero, raça e classe.

Serviço

O que: Seminário Cidade em Movimento pela Floresta
Quando: 05/09/2023 (Dia da Amazônia)
Horário: 14h às 21h
Onde: OAB Maranhão, Rua Dr. Pedro Emanoel de Oliveira, Nº01 – Calhau
Inscrição gratuita: Formulário online no instagram @pedaldasminasslz

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias