Desenvolvimento

Governo do Maranhão abre editais com investimento de R$ 6,2 mi para pesquisa no Porto do Itaqui

As iniciativas buscam impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no setor portuário.

O Porto do Itaqui integra o maior complexo portuário em movimentação de carga do país (Foto: Reprodução)

O Governo do Maranhão lançou nesta sexta-feira (14), por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), dois editais públicos. O primeiro é voltado para o financiamento de projetos de pesquisa, já o segundo, para residência portuária em inovação. Os recursos alocados para os dois são no valor de R$ 6,2 milhões.

As iniciativas buscam impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no setor portuário.

“Nós acreditamos que o Porto do Itaqui tem que ir além da navegação e movimentação de cargas, ele precisa fazer parte dos municípios e contribuir ativamente para o desenvolvimento do Maranhão, impulsionando cadeias produtivas, gerando conhecimento e oportunidades”, afirma o presidente da EMAP/Porto do Itaqui, Gilberto Lins.

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, destacou a importância das duas chamadas públicas e dos investimentos do Governo para pesquisa na área.

“São dois importantes editais para execução de projetos no Porto do Itaqui, sendo um voltado para apoiar o desenvolvimento da residência portuária e o outro, de apoio à pesquisa, fruto do programa Porto do Futuro. Portanto, é um significativo impulso ao avanço, divulgação e projeção da pesquisa científica, com ênfase na área portuária. Uma parceria de muito êxito que a FAPEMA consolida com a EMAP e que gera oportunidades a jovens pesquisadores e cientistas maranhenses”, pontuou Nordman Wall.

O edital nº 07/2023 – Apoio a Pesquisas no Porto do Itaqui – tem o objetivo de financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, em áreas e eixos de conhecimento dos setores portuário, marítimo e logístico e suas cadeias produtivas. O envio on-line das propostas para o edital pode ser realizada até o dia 18 de agosto, pelo sistema Patronage, no site da Fapema.

O edital destina-se a professores e pesquisadores de instituições da educação profissional técnica de nível médio e superior e de pesquisa sediadas no estado do Maranhão, públicas ou privadas sem fins lucrativos.

E o edital nº 08/2023 – Residência Portuária – busca selecionar uma nova turma de profissionais recém-graduados para atuar no Laboratório de Inovação do Porto do Itaqui, desenvolvendo soluções para desafios nos setores marítimo, logístico e portuário.

O objetivo do programa é alcançar resultados como a atualização do banco de desafios de inovação, o desenvolvimento de soluções, a promoção da cultura de inovação no Porto do Itaqui e a capacitação de profissionais especializados da região.As inscrições seguem até o dia 11 de agosto, também no sistema Patronage.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias