Reconhecimento

Exposição panorâmica celebra os 25 anos de São Luís como Patrimônio Mundial

A iniciativa está aberta ao público de terça à sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.

Exposição panorâmica celebra os 25 anos do reconhecimento de São Luís como Patrimônio Mundial — Foto: Divulgação

Em celebração aos 25 anos do reconhecimento pela Unesco do Centro Histórico de São Luís, como Patrimônio Mundial, está aberta ao público até domingo (16), a exposição ‘Panorâmica Patrimônio Mundial, São Luís. A ação inédita está localizada na Praça Nauro Machado, no Centro da capital maranhense.

A exposição, localizada dentro de uma megaestrutura inflável, faz um passeio na história dos casarões, sobrados, ladeiras, pedras de cantaria e tudo mais que compõe o espaço e são características excepcionais que ajudaram na conquista do título.

(Foto: Divulgação)

A iniciativa está aberta ao público de terça à sábado, das 10h às 20h, aos domingos, das 10h às 19h, sempre com intervalo para almoço das 12h às 14h. Em agosto e setembro, o projeto será itinerante e vai visitar os bairros Anjo da Guarda e Cidade Operária, em São Luís e, também o município de São José de Ribamar.

Este projeto inédito no país começou no Maranhão em um período super apropriado: em pleno São João, quando o estado respira e transpira cultura. Paralelamente, o Panorâmica soma com a proposta de mostrar o valor patrimonial da cidade, despertando um forte sentimento de educação patrimonial, pois possibilita às pessoas o entendimento sobre o título e os valores do centro histórico de São Luís”, ressaltou Luiz Prado, curador e idealizador do Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís.

Dentro da estrutura, os visitantes encontrarão recursos audiovisuais, projeções mapeadas e um convite ao conhecimento para todos os públicos. O tempo previsto de visitação é de 40 minutos e a capacidade máxima de ocupação são de 60 pessoas por visita. A classificação é livre, com indicação preferencial para crianças acima de 9 anos.

Contando com três núcleos, a primeira sala traz uma ampla abordagem sobre algumas das características do centro histórico, com informações sobre a sua arquitetura e urbanismo, destacando a beleza de seus diferentes tipos de edificação, com projeções em maquetes e TVs.

O segundo ambiente está reservado para a interatividade, com jogos de memória, glossário e um game em que os próprios participantes poderão criar suas ruas, usando elementos da arquitetura da cidade. A terceira sala traz a proposta de contemplação, com um vídeo imersivo sobre a importância do Centro histórico, incentivando a reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural de São Luís.

Todos os espaços serão devidamente adequados para garantir acessibilidade a todos os públicos: os conteúdos expostos em versão audiodescritiva, elementos táteis e em braile, além de intérpretes de Libras à disposição para o acompanhamento e monitoria de visitas de turmas que apresentem esta demanda.

Nos bairros

Nos meses de agosto e setembro, o projeto vai realizar itinerâncias pela cidade de São José de Ribamar e pelos bairros do Anjo da Guarda e da Cidade Operária.

“Entender e valorizar o que é patrimônio cultural é dever de todos nós, para que possamos zelar e preservar o que temos, já que não é um bem só nosso e, sim, do mundo inteiro. Começar a Panorâmica por São Luís é um privilégio, pois ela traz a disseminação do conhecimento de maneira interativa, com tecnologia e informação. É um ganho para a cidade, para os turistas, para os estudantes, para a cultura e para a promoção do nosso patrimônio cultural”, concluiu Kátia Bogéa, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão (Fumph).

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias