homenagem poética

Matheus Nachtergaele apresenta “Conscerto do Desejo” no Teatro Arthur Azevedo

“Processo de Conscerto do Desejo” acontece dia 28 de maio, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, e promete causar um turbilhão de sentimentos no público de São Luís.

O espetáculo chega à Ilha do Amor após mais de 170 bem-sucedidas. (Foto: Divulgação)

A produção é uma homenagem poética à mãe do ator, Maria Cecília Nachtergaele, e traz à luz os versos escritos por ela antes de interromper a própria vida quando o artista tinha apenas três meses.

Repertório musical afetivo dá tom ao espetáculo, que circulou pelos mais importantes festivais de cultura do Brasil.

No recital, o filho de Maria Cecília entremeia os poemas às canções que ela gostava de ouvir. Matheus Nachtergaele lembra que demorou muitos anos até decidir o que fazer com o caderno de poesias da mãe, que recebera de presente do pai aos 16 anos.

“Era uma espécie de vespeiro emocional e esperei até sentir que não era mais tão perigoso, que as picadas haviam se cicatrizado. O teatro é lugar da cerimônia, é o meu lugar. Fiz o meu festejo fúnebre e a minha celebração como num ritual japonês colorido”, diz o ator.

Moldando o afeto, a dor, a beleza e tantos outros sentimentos, “Processo de Conscerto do Desejo” faz com que a presença de Maria Cecília seja transformadora e tocante.

“Não sou nada místico, mas é um pequeno milagre, porque ela vive todas as noites, ao meu modo. É uma experiência que transformou o meu pesar e me mostrou a beleza de ser quem sou, apesar de não ter conhecido essa grande mãe. Faço esse espetáculo com uma imensa alegria”, conta emocinado.

O espetáculo chega à Ilha do Amor após mais de 170 bem-sucedidas apresentações em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.

Sucesso que rendeu à produção indicações de ‘Melhor Ator’ nos prêmios Cesgranrio e Shell, em 2016.

“Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quanto ‘concerto’ e ‘conserto’. A filosofia, tantas vezes, considera o desejo como característica primeira do ser imperfeito, do ser finito. Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”, explica Matheus, pelo nome incomum do concerto.

“De minha mãe, restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste”, finaliza.

Em “Processo de Conscerto do Desejo”, Matheus é acompanhado pelo pianista Fabio Cardoso.

Serviço

Espetáculo: “Processo de Conscerto do Desejo”
Data: 28 de maio
Horário: 19h
Local: Teatro Arthur Azevedo
ingressos: Bilheteria Digital (link)
Produção Local: Tablado Produções

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias