Meteorologia

Inmet divulga alerta de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h no Maranhão

As áreas abrangidas pelo alerta são as regiões Oeste, Leste, Norte, Centro e Sul do estado.

Diante desses alertas de chuvas intensas no estado, é importante tomar alguns cuidados para garantir a segurança pessoal e evitar possíveis danos. (Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para o estado do Maranhão nesta sexta-feira (12), devido a previsão de chuvas intensas.

O alerta permanecerá em vigor até as 10h deste sábado (13). As áreas abrangidas pelo alerta são as regiões Oeste, Leste, Norte, Centro e Sul do estado.

O alerta amarelo indica perigo potencial e prevê chuvas com intensidade entre 20 a 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia. Além disso, são esperados ventos fortes, com velocidades variando entre 40 a 60 km/h.

Durante chuvas intensas, é importante tomar algumas precauções para garantir a segurança. Aqui estão alguns cuidados que devemos tomar:

  • Fique atento aos alertas e avisos meteorológicos: Mantenha-se informado sobre as previsões e alertas emitidos pelas autoridades competentes, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e defesa civil local. Siga as instruções e recomendações fornecidas.
  • Evite áreas de risco: Se você mora em áreas propensas a inundações, deslizamentos de terra ou alagamentos, siga as orientações das autoridades locais e busque abrigo em locais seguros, como abrigos públicos, se necessário.
  • Reforce a estrutura da sua casa: Verifique se a sua residência está em boas condições, especialmente o telhado, calhas e janelas. Faça as devidas manutenções para evitar goteiras e infiltrações.
  • Mantenha-se afastado de áreas alagadas: Evite atravessar áreas inundadas, tanto a pé quanto de carro. Águas em movimento podem ser perigosas e causar arrastamentos. Mantenha-se afastado de córregos, rios e bueiros.
  • Evite contato com a água da enchente: Águas de enchentes podem estar contaminadas por esgoto, produtos químicos ou outros materiais prejudiciais à saúde. Evite o contato direto com a água e, se necessário, utilize botas de borracha e luvas de proteção.
  • Esteja preparado para quedas de energia: Chuvas intensas podem levar a interrupções no fornecimento de energia elétrica. Tenha lanternas, pilhas extras e outros suprimentos essenciais disponíveis para enfrentar possíveis quedas de energia.
  • Tenha um kit de emergência: Mantenha um kit de emergência com alimentos não perecíveis, água potável, medicamentos, documentos importantes, lanternas, rádio portátil, pilhas, primeiros socorros e outros itens essenciais prontos para uso imediato.
  • Evite transitar em áreas com risco de deslizamentos: Evite caminhar ou dirigir em áreas montanhosas ou em encostas íngremes durante chuvas intensas, pois o solo pode ficar instável e propenso a deslizamentos.
  • Mantenha-se informado: Acompanhe os boletins meteorológicos, notícias locais e as orientações das autoridades. Esteja atento a atualizações e mudanças nas condições climáticas.

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias