Denuncias

Eleição do DCE da UEMASUL marcada pela polêmica

A controvérsia chamou a atenção de toda a universidade, com alunos e professores pedindo uma investigação sobre o assunto.

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Foto: Reprodução)

As recentes eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foram marcadas por polêmicas, com candidatos desclassificadas e denuncias.

A eleição foi disputada por dois grupos, Chapa 01 (Resistência) e Chapa 02 (Todas as vozes) com ambos os lados apresentando suas respectivas causas ao corpo discente. No entanto, o processo piorou quando a Comissão Eleitoral emitiu duas declarações públicas, uma das quais desclassificou um membro da Chapa 01 por tumultuar o processo.

A segunda denúncia foi ainda mais grave, pois acusou a Chapa 02 de plágio e divulgação de informações falsas. A Comissão Eleitoral alegou que haviam apresentado propostas que não eram suas e forjado dados.

Essas alegações colocaram toda a eleição em desordem. Enquanto a Chapa 01 já enfrentava reveses devido à desclassificação de um de seus integrantes, a Chapa 02 agora enfrenta um escrutínio ainda maior devido às graves denúncias

A controvérsia chamou a atenção de toda a universidade, com alunos e professores pedindo uma investigação sobre o assunto.

A situação na UEMASUL destaca a importância de garantir que as eleições sejam conduzidas com a máxima integridade e que todas as partes sejam responsabilizadas por suas ações. Como a comunidade universitária continua a lidar com essa questão, fica claro que mais precisa ser feito para promover a transparência e a justiça no processo eleitoral.

O resultando da votação terminou 453 votos para a Chapa 01 e 616 votos para a Chapa 02, porém a Comissão Eleitoral emitiu parecer para uma nova eleição, sem a Chapa 02.

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias